A violência nos processos educativos
Por: Letícia Bella • 18/5/2019 • Trabalho acadêmico • 3.161 Palavras (13 Páginas) • 210 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PSICOLOGIA
AMANDA SATRIANO PEREIRA – D138790
CAROLINE FERNANDA VENAS DO NASCIMENTO – N789BF9
DJEANE MARTINS DE SOUSA – C83GIA4
GEUSA MARIA CARVALHO SANTOS – C97FJF2
LETÍCIA NASCIMENTO DE SANTANA - N966FC2
MILLENA LIMA KNOX – C92JCF0
THAINARA MOREIRA DA SILVA – D07CJB3
A VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
SÃO PAULO
2018
AMANDA SATRIANO PEREIRA– D138790
CAROLINE FERNANDA VENAS DO NASCIMENTO – N789BF9
DJEANE MARTINS DE SOUSA – C83GIA4
GEUSA MARIA CARVALHO SANTOS – C97FJF2
LETÍCIA NASCIMENTO DE SANTANA - N966FC2
MILLENA LIMA KNOX – C92JCF0
THAINARA MOREIRA DA SILVA – D07CJB3
A VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Trabalho de atividades práticas e supervisionadas do curso de Psicologia vinculado a matéria de Psicologia Escolar, ministrada na Universidade Paulista – UNIP, orientado pela professora Dra. Ana Karina Amorim Checchia.
SÃO PAULO
2018
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade mostrar os tipos de violência e a sua interferência nos processos educativos visto a partir da visão do educador, pois faz-se necessário investigar principalmente a concepção do professor acerca da violência nas salas de aula e a partir dos conceitos de violência e dos tipos presente na realidade escolar do mesmo, realizar um levantamento e uma intervenção. A coleta de dados será feita com 2 professores e será utilizada uma entrevista semi-dirigida com 8 perguntas e após realizar a entrevista faremos um levantamento dos dados obtidos e uma comparação dos mesmos, com o intuito de verificar os casos de violências ocorridos em dois ambientes escolares diferentes e com isso aplicar uma proposta de intervenção para tal problema. A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. São poucas as soluções encontradas para esse problema, pois nem todos os educadores tem o preparo necessário para lidar com as situações anormais que ocorrem.
PALAVRAS-CHAVE: Violência, processos educativos, professores, escola.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
1.1. Apresentação 5
1.2. Tema 5
1.3. Objetivos 6
1.4. Hipóteses 6
1.5. Justificativa..........................................................................................................................7
2. METODOLOGIA 7
2.1. Sujeitos 7
2.2. Instrumentos 7
2.3. Aparatos de pesquisa 7
2.4. Procedimentos para coleta de dados 7
2.5. Procedimentos para análise de dados 7
2.6. Ressalvas éticas 7
3. RESULTADOS 8
4. DISCUSSÃO 10
5. CONCLUSÕES 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
6.1. Apêndices 12
- INTRODUÇÃO
- Apresentação
Nós iremos realizar um trabalho que se trata de uma atividade pratica cujo intuito será realizar uma entrevista com o docente de uma escola e a partir dela levantar questões referentes a violência no âmbito escolar, assim investigando aspectos relacionados com a aprendizagem e a prevenção dos possíveis danos da violência, como agressões físicas, emocionais, psicológicas e possíveis traumas que possam afetar o aluno e o professor e através da mesma realizar uma conciliação com o tema tratado em sala de aula.
- Tema
Violência é o uso de alguma forma agressiva, seja ela intencional ou não, usada para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. A escola tem sofrido muito com os reflexos da violência o que têm gerado conflitos manifestados dentro e fora da sala de aula, comprometendo o aprendizado e as relações interpessoais.
Uma das consequências da violência é o bullying que ocorre com muita frequência e em todos os lugares, os professores costumam não saber lidar com tal situação e por isso faz-se necessária o apoio de um profissional de psicologia, para lidar com tal caso de forma que promova a resiliência, que é o desenvolvimento da capacidade de reconhecer o perigo diante de uma situação e ter a capacidade de se recuperar e prosseguir.
...