A ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
Por: julianaog • 23/5/2022 • Ensaio • 682 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
(Abordar as relações interprofissionais, as normas e a legislação que norteiam e amparam o profissional)
https://pebmed.com.br/entenda-o-papel-da-equipe-interprofissional-e-a-psicologia-hospitalar/
https://www.youtube.com/watch?v=qqcR_FV8XSY
Com base no livro “Ética Geral e Profissional” escrito por José Renato Nalini, Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo e no artigo “História da construção do Código de Ética Profissional do Psicólogo”, publicado em 2014, escrito por Marcia Amendola, Mestre e Doutora em psicologia social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro iremos abordar o tema ética geral e profissional voltada a Psicologia.
Ética segundo o autor Nalini, é uma ciência composta por leis, métodos e normas, afim de orientar o comportamento humano, mostrar valores e princípios que devem guiar a sua existência, tanto no convívio social quanto no profissional, definindo ações que podem ser consideradas corretas ou incorretas e o que é certo e errado.
Amendola em seu artigo relata sobre o Código Ética Profissional, tanto geral, quanto voltado ao profissional de Psicologia, a origem do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) destrinchando as normas e leis estabelecidas para o profissional. Segundo a autora, a ética profissional nada mais é do que um conjunto de éticas, que ajudam a formar a consciência do profissional.
A autora descreve ao decorrer de seu texto as 4 principais mudanças apresentados no Código de Ética, a primeira nos anos de 1967, onde ainda era conhecido como Código de Ética Profissional dos Psicólogos Brasileiros, composto por 5 princípios fundamentais, 40 artigos distribuídos em 13 capítulos, tendo como objetivo controlar as atividades que os profissionais poderiam exercer; em 1976, já conhecido como CEPP passou por algumas mudanças devido ao grande aumento de profissionais e de áreas que poderiam atuar e em 1979, por conta da necessidade de determinar de forma mais clara os direitos e deveres destes profissionais.
Após anos de atualizações, em 2005 o CEPP deixou ainda mais claro os padrões, normas, legislações, os deveres e direitos quanto às práticas relacionadas a este profissional, fazendo com que acerca de suas ações e consequências geradas, o profissional possa ser protegido ou até mesmo punido.
Sendo assim, define-se que existe uma conexão de técnicas desenvolvidas pelo profissional e a existência de um regimento normativo ético que garante ao mesmo a adequada relação com profissionais e a sociedade como um todo.
Portanto, quando relatado da conceituação e o que é assegurado pelo Código de Ética profissional este, caracteriza-se pela responsabilização do exercício profissional tanto coletivamente como individualmente.
Desta forma, pode ser concluído que as normas éticas têm como objetivo principal assegurar o reconhecimento não só da psicologia mas de todas as categorias dentro da sociedade, obedecendo aos valores sociais, como por exemplo os direitos fundamentais.
Partindo para outro cenário, no que tange a análise interprofissional, está corresponde ao contato que uma ou mais profissões se juntam no intuito de aprenderem sobre cada uma ao ponto de melhorarem a comunicação entre elas afim de que possam explorar de forma conjunta e suas habilidades individuais na colaboração das necessidades sociais.
...