A Ética e Prática Profissional Psicólogos
Por: Kimberly Correia • 15/9/2020 • Dissertação • 400 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Estácio de Sergipe
Palestra sobre ética e prática profissional
Aracaju- SE, 08/06/2019
Em uma noite de segunda-feira, a psicóloga Ingrid Ferreri por meio do aplicativo microsoft teams apresenta uma palestra já existente a respeito da ética e prática profissional dos psicólogos em Sergipe, e que foi adaptada de acordo com o período dos alunos presentes. Através de slides e debates foram apresentados tópicos como história do CRP19 até códigos, normas e processos para exercer devidamente a profissão.
Inicialmente, passa-se um breve histórico sobre o CRP de Sergipe, no qual é importante falar algumas informações. O Conselho Federal de Psicologia é representado por vários conselhos regionais, antigamente era denominado “03”, entretanto, quando os psicólogos se tornaram suficientemente independentes houve uma separação, o que levou ao atual “19”. Outro ponto é a diferenciação, é muito comum o erro de significado na palavra “conselho”, esta não pode ser confundida com uma associação ou um sindicato, já que em sua definição é uma instância entre os profissionais e os usuários do serviço. A falta de inscrição nela pode resultar em nada menos que a proibição de atuar como psicólogo em diversas áreas.
Trazendo o ponto sobre códigos e regras, foi explicado também o que o profissional dessa área pode ou não fazer. Por meio de dúvidas dos alunos foi exposto a questão de trabalhar em um estado ou país diferente, sendo necessário uma carteirinha secundária e se for fora do Brasil, existem mais burocracias como provas a serem feitas. Ficou claro como é imprescindível seguir as condutas do teste psicológico para não cair em mãos erradas, o sigilo com o paciente, não ser conivente com quaisquer tipos de discriminações ou atos que ferem os próximos de qualquer forma, em uma consulta é proibido induzir ideologias próprias (politica, religião, orientação sexual), é de extrema importância que o psicólogo seja imparcial.
Ademais, por conta do pouco tempo também foi conversado rapidamente sobre publicidade, é preciso divulgar nome, crp e o registro profissional, não podendo etiquetar com valores. Tendo em mente o momento de pandemia fala-se sobre terapia online. E a responsabilidade plena que tem-se nessa área, ou seja, qualquer ação é de responsabilidade própria.
Em síntese, foi uma oportunidade de aprender um pouco a respeito do curso escolhido pelos que estavam ali presentes, todo o assunto foi relevante para vida acadêmica dos futuros profissionais, sendo temas que vão ser abordados ao longo do tempo e que não podem ser descartados.
...