ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “OBSOLESCENCIA PLANEJADA” E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA DE LAPASSADE
Por: victorvbr • 30/8/2017 • Resenha • 513 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “OBSOLESCENCIA PLANEJADA” E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA DE LAPASSADE
1 INTRODUÇÃO
Começamos essa análise pela definição de obsolescência planejada: “Obsolescência programada (ou planejada) significa reduzir a vida útil de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes. Planejar o envelhecimento de um produto é uma ação praticada deliberadamente por diversos setores da indústria”. Diante dessa definição, podemos associar o documentário à teoria de Georges Lapassade, já que o mesmo em sua teoria analisa o movimento das grandes instituições e o reflexo de algumas ações sobre determinados grupos.
2 TEORIA DE LAPASSADE VERSUS DOCUMENTÁRIO
Segundo Lapassade, a teoria institucional nos possibilita recriar e repensar a realidade social instituída, no caso da Psicologia nos remete a entender o que são as relações instituídas e a forma de trabalhar ou agir sobre elas. Segundo ele de um lado se constrói teorias e do outro se constrói formas de intervir nas mesmas.
O documentário é voltado para a forma com que as indústrias encontraram para conseguir fazer com que as vendas e o consumo de produtos aumentassem, nesse caso, diminuindo a vida útil dos mesmos.
Ao analisar o documentário, observamos que estão subentendidos alguns conceitos utilizados pelo mesmo em suas teorias, como por exemplo, os instituintes e instituídos.
Vamos agora destacar alguns pontos importantes do documentário, fazendo uma relação com a teoria de Lapassade.
Um dos destaques do vídeo são as imposições da sociedade capitalista forçando a população a ser consumista mesmo que subconsciente. Nesse caso observamos que se faz uma ponte à teoria de Lapassade quanto ao instituído, ou seja, algo que tem que ser acatado por já ter sido decidido pelos grandes empresários.
Outro ponto a ser lembrado é o conceito de instituinte, que no caso do documentário aparece como a criação dos cartéis, que são as novas ideias que surgem para se agir sobre os instituídos. Nesse caso, a ideia de melhorar a economia fez com que a população começasse a consumir produtos desnecessários, simplesmente por consumismo desenfreado.
Para Lapassade a instituição é o Estado, no documentário, não há relação de documentos em que o Estado, propriamente dito faça a utilização do cartel para a melhoria da economia, apenas os donos de grandes indústrias que queriam aperfeiçoar suas vendas.
Para Lapassade a instituição se distingue da organização, no caso do vídeo, a organização seriam as fábricas e maquinários, as formas de trabalho. E a instituição, o Estado propriamente dito, que estabelece normas que são acatadas de forma inconscientes pelo grupo.
Dentro dessa teoria, podemos ver no vídeo, que as grandes indústrias manipulam até hoje o restante da sociedade, por isso, segundo Lapassade, a análise institucional visa revelar nos grupos uma dimensão oculta, não analisada e determinante, da vida e do funcionamento de uma instituição.
CONCLUSÃO
Portanto, a relação de destaque do documentário com a teoria de Lapassade, é a forma como as instituições manipulam a sociedade, vimos que ele utiliza de vários conceitos para melhor compreender algumas dessas relações. Vimos também que como psicólogos não devemos nos submeter apenas a análise do lugar e sua forma de funcionamento, mas também às condições que o grupo de pessoas está contido.
...