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ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Por:   •  10/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA

POLIANA

SUÉLLEN SIQUEIRA DOMINGOS R.A: D3324J-7

VALÉRIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOROCABA

2018

 

 

 

POLIANA 

SUÉLLEN SIQUEIRA DOMINGOS 

VALÉRIA 

 

 

 

 

 

 

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO 

 

 

 

Relatório apresentado à disciplina Psicologia  

Geral/Experimental, do curso de Psicologia da UNIP,  

Como requisito parcial para a nota final do  

Bimestre, sob a orientação do Professor Bruno  

 

 

 

 

 

SOROCABA 

2018 

 

 

 

 

  • Método.  

Sujeito:   

Rato Branco de olhos vermelhos, sem nenhum tipo de inteligência, programa "Sniffy the virtual rat pro v 2.0" (Alloway: 2006).  

Ambiente, materiais e instrumentos:   

As experiências com o rato foram feitas todas dentro do Campus, no laboratório de informática, até três alunos por computador onde cada um tinha uma função combinada entre eles, um cronometrava, e o outro observava para que o 3º colega pudesse fazer as anotações. Na versão utilizada, dentro do programa, havia uma caixa operante como se fosse a Caixa de Skinner, onde havia uma barra que o rato iria pressionar, localizada no meio das paredes do fundo da caixa.  

Havia nessa mesma parede, um "tubo" do lado da barra, onde o rato poderia saciar sua sede; logo no canto superior da mesma parede, podemos observar que há um ponto de luz, há também uma caixa de som dentro na caixa, acima do conteúdo de água.  

Os alunos utilizaram o cronômetro do celular, canetas/lápis, as fichas dadas pelo professor para fazer as anotações dos movimentos do rato, pen drive para salvar toda vez que o trabalho fosse encerrado e computador, para poder executar o trabalho.  

Procedimentos:  

Iniciamos o trabalho indo para o laboratório de informática com os alunos e professor.  

No primeiro contato com o rato, tivemos que observar e anotar todo o seu comportamento dentro da caixa em nível operante, em seguida, precisou alterar algumas configurações, começamos selecionando a barra superior na opção "Experiment" e em seguida "Design Operant Experiment", após selecionou-se a opção "Continuous" e em seguida "OK" para começar os procedimentos.  

O rato começa a expressar meus movimentos aleatórios, sem nenhum tipo de inteligência e um dos alunos fala para o outro o que o rato está fazendo para que seja anotado na ficha enquanto o 3º aluno cronometra por exatamente um minuto.  

A observação foi realizada durante 15 minutos, onde observamos que o rato se limpava, farejava, se levantava e pressionava a barra de alimento; após o término das anotações a observação, a sessão foi encerrada e salva no pen drive.  

Já no segundo contato com o rato também realizado em um dos computadores do laboratório de informática do campus, abrimos o pen drive no programa do Sniffy, em seguida selecionamos a opção "Experiment" e depois "Design Operant Experiment" logo após "Continuous" e por último "OK" para começar o trabalho com o rato. Pudemos observar e anotar o comportamento no treino ao comedouro.  

 

Era preciso liberar uma quantia de alimento no comedouro para que estimulasse o rato a pressionar a barra sempre que ele quisesse comer, pois, assim que o rato ficasse com fome, era só ele se levantar na frente da barra e pressioná-la que o alimento iria ser liberado. Para obter o resultado esperado, foi liberada a quantia de alimento várias vezes sempre que o rato se levantava perto do comedouro ou só ficasse parado na frente dele.  

Tínhamos um gráfico no canto da tela para vermos o desenvolvimento do rato, assim que a barra desse gráfico atingisse ao nível máximo, era o que indicava que o rato já tinha aprendido associar o pressionamento da barra com a liberação de alimento a hora que ele desejasse, pois, era só pressionar a barra a qualquer momento que ele teria alimento no comedouro.  

Nos treinos ao comedouro, foram estabelecidos alguns padrões de comportamento de aproximações sucessivas, e liberado assim que o rato correspondesse aos comportamentos esperados. Nessa fase, todas as vezes que o rato se levantava em qualquer parte da caixa, quantias de alimentos eram liberadas no comedouro, depois, só quando ele se levantava perto da barra; chegou uma hora que era preciso desativar algumas configurações do programa, pois ele já tinha uma base de entendimento que a comida seria liberada com certo comportamento dele (levantar e pressionar a barra), em seguida desativamos a opção que nos permitia liberar alimento, e que agora o alimento só poderia ser liberado se o rato pressionasse a barra do comedouro.  

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