ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
Por: Eudes Gomes • 19/4/2019 • Relatório de pesquisa • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 307 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA. CAMPUS PARAÍSO / 2º e 3º SEMESTRE
PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
Amanda Lopes Guilherme (RA: D232CD-2)
Eudes G. da Silveira (RA: D33993-1)
Fernada Borderes (RA: D251IG-5)
Júlia Cascaldo (RA: D3220F-0)
Matheus Alberto E. Pereira (RA: N1917J-9)
Thayane Martins Santos (RA: D4797E-9)
Orientador: Profa. Dra. Yuristella
São Paulo
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA. CAMPUS PARAÍSO / 2º e 3º SEMESTRE
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO:
Relatório realizado para a disciplina de Psicologia Geral Experimental, do curso de psicologia da UNIP, de acordo com as aulas laboratoriais orientadas pela Professora Yuristella.
São Paulo
2018
RESUMO
O presente trabalho irá abordar os estudos do comportamento a partir de um programa virtual de computador que simula um rato de laboratório, o Sniffy, que foi estudado de acordo com a teoria da análise do comportamento segundo B. F. Skinner. Ate o presente momento o experimento teve o objetivo de aplicar alguns conceitos do Skinner, que foram: O nível operante e a modelagem. O objetivo do experimento era fazer com que o rato pressionasse uma barra dentro de uma caixa que simula uma gaiola de laboratório, para que ele pudesse receber alimento.
Pudemos perceber como os estímulos dados faziam o sujeito operar sobre o seu ambiente, e a partir disso pudemos observar e fazer uma análise. O experimento tem grande importância para o estudo do comportamento, pois podemos compreender a partir dele, como os organismos operam de acordo com o seu ambiente e os estímulos dados pelo próprio. Levando em consideração também, que cada organismo possui uma história de vida, e que irá atuar e se comportar de determinadas maneiras devido ao seu condicionamento.
SUMÁRIO
RESUMO 3
1 INTRODUÇÃO 5
2 MÉTODO 6
2.1 Sujeito 6
2.2 Ambiente, Materiais e Instrumentos 6
2.3 Procedimento 6
1 INTRODUÇÃO
A análise do comportamento busca compreender a interação do ser humano com seu ambiente. É importante deixar claro que o conceito de ambiente vai muito além do seu significado comum na visão da análise do comportamento. Ou seja, o ambiente está referido ao mundo físico, social, a história de vida e a própria interação do sujeito com os outros. Tudo isso se enquadra no conceito de ambiente segundo a análise do comportamento. (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, P.213). Para Skinner, seria possível prever e controlar o comportamento do individuo a partir do conhecimento da história de interação com seu ambiente. E para comprovar suas ideias, foram criados experimentos em laboratório para o estudo do comportamento operante. Nos experimentos realizados em aulas no laboratório, tivemos acesso a uma caixa de Skinner, que fornece ferramentas de controle das contingencias de reforço. A princípio, o objetivo era observar a linha de base do sujeito, para posteriormente condicioná-lo a se aproximar do comedouro, ensinando ao rato (Sniffy) um novo comportamento. E para que isso ocorresse era necessário que utilizássemos um reforço contínuo, no caso a bolinha de comida. A partir do experimento, pudemos analisar também o procedimento da modelagem, que consiste no reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O que resultará em um novo comportamento.
...