ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
Por: May_30 • 15/5/2022 • Trabalho acadêmico • 891 Palavras (4 Páginas) • 130 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
Questões de fixação
Nome: Tatyane N. Alves Ra:21 33568-9
1) (1,0) Considere o comportamento de pressionar a barra por um rato, experimentalmente ingênuo, privado de água, submetido a um procedimento em uma caixa de condicionamento operante. Neste procedimento, alternam-se aleatoriamente períodos em que a luz da caixa permanece acesa e períodos em que permanece apagada. Na primeira fase deste procedimento, quando a luz está acesa, a resposta de pressão à barra é reforçada com água. Quando a luz se encontra apagada, a resposta de pressão à barra não produz reforço (extinção). Na segunda fase do experimento, as luzes são invertidas, isto é, a luz acesa passa a sinalizar extinção e a luz apagada passa a sinalizar reforço. Descreva (1) o que é esperado que aconteça na segunda fase do experimento em relação à resposta de pressão à barra diante dos estímulos luz acesa e luz apagada e (2) que tipo de procedimento é esse?
Resposta:
(1) Em primeiro momento é esperado a repetição do comportamento reforçado anteriormente pelo rato, ocasionando uma quebra na relação de resposta e reforço, resultando na ruptura e alteração no responder.
(2) O procedimento é nomeado de extinção operante.
2) Responda os sub itens (a) e (b), conforme solicitado abaixo.
a) (0,5) Construam o paradigma completo do condicionamento respondente (Fases condicionamento e pós-condicionamento), utilizando os termos técnicos, em relação ao sujeito que está sublinhado:
“Uma criança começou a suar, tremer e a ter taquicardia na presença de um barulho muito forte e inesperado de um trovão. Nesta mesma ocasião, a luz de sua casa havia acabado e tudo estava escuro. Agora, a criança apresenta esses mesmos comportamentos quando está escuro.
Resposta:
Condicionamento: Emparelhamento de estímulos
NS ESCURO ________ US TROVÃO + CHUVA ________ UR CHORO + TAQUICARDIA
Pós- Condicionamento
CS ESCURO ________ CR CHORO + TAQUICARDIA
Antes do condicionamento, o barulho do trovão se apresenta como o estímulo incondicionado (US), que resulta na taquicardia e suor, identificados como resposta incondicionada, e o escuro é demonstrado como estímulo neutro (NS).
Durante o condicionamento, ocorre o emparelhamento entre o estímulo neutro (escuro) e o estímulo incondicionado (barulho de trovão), onde a resposta incondicionada se mantém (suor, taquicardia).
Após o condicionamento, o escuro, antes identificado como estímulo neutro, torna-se o estímulo condicionado devido ao emparelhamento, gerando então a resposta condicionada (suor, taquicardia e tremedeira).
b) (0,5) Luana sempre elogia o comportamento de Jorge, seu marido, quando ele cumpre com as atividades doméstica. Com o passar do tempo, Luana deixou de elogiar o comportamento de Jorge de cumprir com as atividades domésticas. Jorge passou a se sentir incomodado, com sentimentos de raiva e frustração, com o fato de não ser elogiado e parou de fazer tais atividades. Sobre o comportamento de Jorge, essa raiva e frustração descrita por ele é um efeito colateral de qual processo comportamental? Justifique.
Resposta:
b) De um reforçamento negativo, onde houve a retirada de um estímulo, após a emissão da resposta.
4) (1,0) Leia o evento comportamental e preencha as colunas indicando a resposta, consequência e o tipo de processo/procedimento adotado (reforço positivo, reforço negativo, punição positiva, punição negativa, etc.), com base no sujeito que está sublinhado. Cada um dos eventos comportamentais descritos corretamente vale 0,1 ponto, totalizando 1,0 ponto.
Evento comportamental
Resposta
...