AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Exames: AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUPSICORIBEIRO • 19/6/2013 • 5.749 Palavras (23 Páginas) • 457 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Durante muitos séculos a Psicologia foi pensada pelos filósofos como o saber acerca da alma. Tratar-se-ia de uma realidade metafísica, ou seja, uma realidade fora do alcance dos nossos sentidos, que não pode ser objeto de qualquer experiência ou vivência. Esta definição não parece plenamente satisfatória, pois a palavra “alma” tem significados muito diversos, contudo sempre se colocaram questões ao homem sobre si próprio e sobre o que popularmente se designa de alma (Nodari, 2009).
Todo o período anterior ao século 19 caracterizou-se por ser uma fase preponderantemente especulativa, em que a Psicologia era um campo acessível a filósofos, médicos e romancistas (Idem).
Quando estudamos a Psicologia necessário se faz também que realizemos um breve percorrido em sua constituição indo às raízes primeiras, a Filosofia.
Como as demais ciências, também a Psicologia surgiu a partir das necessidades culturais de entendimento do ser humano, buscando corresponder ao desejo do homem de compreender a si mesmo (Nodari, 2009).
A partir de abordagens modernas se iniciou pesquisas em diversas vertentes da psicologia, para o presente trabalho utiliza-se do papel da Psicologia no ensino a distância que se fundamenta principalmente em contribuições encontradas nos modelos de teorias do desenvolvimento, da aprendizagem, cognitiva, comportamental e sócio-construtivista (França et al, 2012).
Atualmente observa-se no Brasil o aumento de oferta de cursos por meio da modalidade de Educação a Distância. Esta modalidade é utilizada de diversas formas de aprendizagem diferentes, tal como: educação continuada, treinamento organizacional, cursos de línguas estrangeiras, cursos preparatórios para processos seletivos, treinamento para empreendedores e, principalmente, os cursos de graduação, com crescente importância para a formação de profissionais cada vez mais qualificadas no país. Isto torna especialmente relevante estudar tal modalidade.
O aumento progressivo da utilização das tecnologias da informação para a formação pessoal é utilizada por vantagens dos programas de ensino que tem como possibilidade de estudar em casa, a flexibilidade de tempo, a possibilidade de individualizar a velocidade de participação no treinamento e profundidade com que os conteúdos são abordados.
Com o crescimento da educação à distância, é importante refletir sobre os rumos da educação numa sociedade cada vez mais conectada ao mundo digital. A partir desta reflexão, estamos fundamentalmente falando de um processo de transformação do ser humano e de comportamentos. Todo esse processo acaba gerando uma nova realidade na forma dos educadores atuarem e dos alunos responderem ao processo pedagógico, alguns com mais facilidade, outros menos.
Nesse sentido, refletir e analisar sobre as teorias psicológicas por detrás da Educação à Distância no contexto atual, se faz de extrema importância para se pensar em novas propostas pedagógicas que aumentem o potencial das tecnologias e que efetivamente tragam uma construção do conhecimento coletivo.
Desta forma o objetivo geral do presente trabalho é analisar as contribuições que a psicologia e todo seu arcabouço teórico e metodológico auxiliam para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Educação a Distância, este por meio de revisão bibliográfica de artigos publicados por teóricos psicólogos abordando a EAD. A partir do presente objetivo se tem como objetivos específicos: identificação das teorias que embasam o modelo do sistema educacional à distância; apontar os aspectos psicológicos envolvidos na educação a distância; identificar fatores psicológicos que facilitam ou prejudicam as relações no ambiente virtual de aprendizagem; e investigar e especificar as possibilidades de melhoria para a educação a distância.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tal como se propõem a presente pesquisa a partir de pesquisa de gabinete abordando teorias da psicologia e o levantamento de suas aplicações no Ensino à Distância. A partir dos objetivos, apresentados na seção anterior, tem se como pré-requisito para a compreensão das intervenções da ciência psicológica em plataformas de Educação à Distancia tem-se a necessidade de levantar as principais teorias da psicologia relacionados ao aprendizado.
O primeiro subtópico desta seção aborda a ciência psicológica e suas relações com a educação, passando pela história da psicologia, suas escolas, teorias atuais e as teorias psicológicas e a aprendizagem abrangendo as principais teorias dos principais teóricos desta ciência: Vygostsk, Freud, Piaget e a conceituação do Behaviorismo.
2.1. A ciência Psicologia e a Educação
A partir da necessidade cultural de entendimento do ser humano, buscando corresponder ao desejo do homem de compreender a si mesmo, a partir desses reflexos que se iniciou a ciência psicológica (NODARI, 2009). Para abordar teorias e metodologias da ciência psicológica é necessário fazer um breve percorrido em sua constituição indo às raízes primarias, a Filosofia. Sua história percorre a Grécia e Roma antiga e o Renascimento.
Sócrates (468 a 339 a.C.), Platão (427 a 347 a.C.) e Aristóteles (384 a 322 a.C.), constituem-se nos primeiros nomes histórico-filosófico-cientifico da Psicologia. Os gregos foram os primeiros a formular teorias sobre o homem. Segundo Nodari (2009), outra região que reuniu um importante número de pensadores para o inicio da composição do pensamento e reflexões sobre o homem é a Roma Antiga. No Império Romano a Psicologia liga-se à religião na medida em que essa época se caracteriza pelo surgimento e desenvolvimento do cristianismo. A religião assume o status de ciência. Destacamos Santo Agostinho, que viveu de 354 a 430 a.C. e São Tomás de Aquino, que viveu bem mais tarde, entre 1225 e 1274 d.C.
- Escolas Psicológicas e Teorias Atuais
A psicologia transforma-se, cresce e avança vertiginosamente, tendo como principal resultado a definição de seu objetivo de estudo como sendo o comportamento, a consciência e a vida psíquica. Formando-se vertentes e as principais escolas da psicologia: funcionalismo, estruturalismo e associacionismo.
O funcionalismo fundado por William James (1842 – 1910), esta escola da ênfase à natureza dinâmica e mutável mental, descobre como o pensamento, as emoções e outros processos satisfazem às necessidades do organismo e como este se ajusta ao meio ambiente, procurando dar uma abordagem genética aos problemas psicológicos. Já o estruturalismo parte da análise dos sistemas ou estruturas, investigando as relações
...