Adolescente
Resenha: Adolescente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 5monique1 • 28/5/2014 • Resenha • 342 Palavras (2 Páginas) • 697 Visualizações
Segundo Piaget, os adolescentes entram no nível mais elevado de desenvolvimento cognitivo - as operações formais - quando desenvolvem a capacidade para o pensamento abstrato. Esse desenvolvimento, geralmente em torno dos 11 anos, lher proporciona um modo novo e mais flexível de manipular as informações. Não mais limitados, são capazes de compreender o tempo histórico e o espaço extraterrestre. Além disso, são capazes de imaginar possibilidades e de gerar e testar hipóteses, ou seja, possuem o raciocínio hipotético-dedutivo. O Raciocínio Hipotético-Dedutivo significa que o adolescente é capaz de desenvolver uma hipótese e criar um experimento para testá-la. Tal operação oferece um instrumento para resolver problemas.
O Psicólogo David Elkin, a partir de suas bases clínicas com os adolescentes, ele percebeu que estes apresentavam algumas atitudes e comportamentos imaturos, que podem ser provenientes da inesperiência dos jovens no pensamento abstrato. Estes seriam:
• Tendência a discutir: Os adolescentes estão sempre a procura de testar e mostrar suas habilidades de raciocínio recém-descobertas, exploram as possibilidades de um problema e procuram argumentos para discutir com os outros indivíduos.
• Indecisão: Nesta fase, o adolescente se encontra desorientado devido a tantas escolhas que o mundo lhe oferece, é difícil tomar uma decisão concreta sobre profissão, mas muitos também têm problemas para fazer decisões mais simples.
• Encontrar defeito nas figuras de autoridade: Os adolescentes percebem que os adultos responsáveis contrariam demais os seus ideiais, por isso muitas vezes, eles entram em conflito.
• Hipocrisia aparente: Os jovens, muitas vezes, não reconhecem a diferença entre expressar um ideal e fazer os sacrificios necessarios para viver de acordo com eles.
• Autoconsciencia: Os adolescentes supõem que o mundo está pensando sobre a mesma coisa que eles, ou seja, sobre si mesmos. A fantasia do público imaginário é particularmente forte nos primeiros anos da adolescência.
• Suposição de invulnerabilidade: Elkind utiliza o termo fábula pessoal para denotar a crença dos adolescentes de que são especiais, de que sua experiencia é unica e de que não estão sujeitos as regras que regem o resto do mundo. Esse tipo especial de egocentrismo está na base de muitos comportamentos
arriscados e autodestrutivos.
...