Análise "Como lidar com um adolescente em crise aguda?"
Por: rhauanna • 11/11/2018 • Resenha • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 467 Visualizações
[pic 1]
Identificação
Acadêmico: Rhauanna Silveira de Souza
RA: 0251105
Disciplina: Desenvolvimento Humano e Ciclo Vital – Adolescência e Juventude
Professora: Cássia Alves
Resenha crítica do o capítulo “Como agir com um adolescente em crise aguda? Conselhos práticos aos profissionais da adolescência”.
“Como agir com um adolescente difícil? Um livro para pais e profissionais” é uma obra do psiquiatra, psicanalista e escritor argentino Juan-David Nasio, publicada pela editora Zahar, no ano de 2011. Nela, são tratados temas do ponto de vista psicanalítico, como o perfil do jovem contemporâneo, a partir de sua intimidade e do seu inconsciente, abordando sua inquietude e mudanças repentinas de humor, levando em consideração que o adolescente é um indivíduo em transformação de ideais, prioridades, dependências, em suma, o livro também aborda a adolescência e sua crise, um período de mudanças e rupturas, com diversos acontecimentos. O autor trata o jovem de maneira especial e única, e de forma clara identifica os estados de cada adolescente e suas possíveis ameaças.
Nasio esmiúça o “surto criativo”, fase marcante da adolescência onde o indivíduo passa a se sentir sufocado pela família, tendo atitudes consideradas egoístas pela mesma, mas ao mesmo tempo, conquista seu espaço, descobre novos interesses e vive suas emoções de forma mais intensa, percebendo a importância da sociedade e do outro, porém simultaneamente, acaba confrontando as pessoas ao seu redor, por não saber como se expressar, por vivenciar angústias, lutos e revoltas, por não ter controle sobre si mesmo nas transmutações físicas e psicológicas, e estar passando por confusões com seu papel na família e sociedade, sofrendo com dubiedade em suas escolhas, entre outros apuros vividos nesse conturbado, porém necessário, ciclo.
No livro, o autor elucida não só os obstáculos e oscilações da juventude citados anteriormente, mas também oferece diversos conselhos práticos para adultos de como agir com adolescentes, desvendando a conduta a ser adotada por pais e profissionais para uma convivência mais harmoniosa, ou um atendimento mais acolhedor, seja numa crise aguda, seja no cotidiano. Ainda para um melhor entendimento da adolescência, o livro contém excertos das obras de Freud e Lacan abordando sobre identidade, puberdade, paixões, pulsões sexuais, e outras temáticas, que são acompanhadas com trechos explicitados por Nasio.
O autor de forma precisa e cativante, faz com que o leitor entre no mundo adolescente, tendo um ponto de vista mais claro e compreensivo, facilitando o entendimento sobre as transformações juvenis, e o sentimento do adolescente perante a isso.
“Quando diremos que um adolescente está em crise? Se eu devesse responder a um pai ou profissional que se fizesse a pergunta “como agir com um adolescente em crise?” eu lhe diria o essencial: “Enquanto o adolescente fala ou se cala diante de você, pense o seguinte: a eficácia de minha ação dependerá de minha sensação de estar efetivamente na minha pele de pai ou terapeuta. Quanto mais eu me sentir em consonância com o papel que assumo perante o jovem, mais chances terei de ajudá-lo a entrar em consonância consigo mesmo.” (J.-D. Nasio, 2011)
É com essa reflexão, que Nasio começa o capítulo “Como agir com um adolescente em crise aguda? Conselhos práticos aos profissionais da adolescência”. Neste, encontram-se dicas sobre a conduta que deve ser adotada diante de um adolescente em crise, além de explicar o que o jovem em questão está sentindo e revelar indícios do advento de uma crise, deixando assim, os pais e profissionais mais seguros para identificar e tomar providencias ao se depararem com a instabilidade citada. Esta, proferida pelo autor como um acontecimento que põe o jovem em perigo, desordena os pais e alarma amigos e parentes, ele também afirma que esse momento exige a intervenção de diferentes esferas, como a escolar, policial, hospitalar ou psiquiátricas.
Juan-David classifica por gênero os comportamentos de crise, alega que as manifestações mais constantes em meninas são comportamentos depressivos, à medida que para os meninos, são comportamentos agressivos e violentos. Nasio discorre sobre esses comportamentos apresentando as atitudes propensas a serem transmitidas pelos jovens, e também, exterioriza como deve ser feita a abordagem pelo psicólogo, tratando a abordagem de um psicanalista em relação ao jovem, o primeiro encontro, as atitudes esperadas do psicólogo, os tratamentos e suas dificuldades, e as peculiaridades da psicanálise.
...