Analise Dos métodos Utilizados Por Professores Universitários Para Lecionar Aos Alunos
Monografias: Analise Dos métodos Utilizados Por Professores Universitários Para Lecionar Aos Alunos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: iasmimbt • 4/6/2014 • 2.129 Palavras (9 Páginas) • 512 Visualizações
Centro Universitário Campos de Andrade
Curso de Psicologia 3º Período
Psicologia Experimental e do Comportamento Humano
Analise dos Métodos Utilizados por Professores Universitários, para Lecionar aos Alunos
ANDRIELE R. PUTRIQUE
CÁSSIA B. PADILHA
IASMIM B. TOMCZACK
ROSANA DE SOUZA
VIVIANE LIMA
HERLIANE MARMITT
CURITIBA
ABRIL DE 2014
RESUMO
Este trabalho visa estudar os métodos de ensino dos professores Universitários. Sendo cada um com sua individualidade de dia e horário. Em função das características de cada matéria, o professor organiza e seleciona os métodos de ensino e vários procedimentos didáticos. São as ferramentas (recursos materiais) utilizadas pelo professor para organização e condução metódica do processo de ensino e aprendizagem.
Palavra-chave: Aprendizagem, Métodos de ensino.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO I
MÉTODO I I
a)Sujeito
b)Ambiente
c)Procedimento
RESULTADOS III
DISCUSSÃO. IV
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS V
ANEXOS:
IASMIM B.TOMCZACK VI
VIVIANE A. LIMA X
ANDRIELE R. PUTRIQUE.....................................................................XIV
ROSANA DE SOUZA...........................................................................XVIII
ANEXO 1..............................................................................................XXIII
ANEXO 2..............................................................................................XXIV
I
A observação consiste em olhar atenta e sistematicamente e registar o que se observa. Ocorre sempre que alguém, diferente do observado, nota, dá conta e documenta o comportamento. (Herbert Spencer)
Sendo assim, foi utilizado métodos de Observação, com os Professores Universitários da Uniandrade, com o objetivo de registrar seus comportamentos de acordo com as condições reais, freqüências de atos e métodos utilizados na sala de aula.
Foi utilizado para a pesquisa o Registro Contínuo Categorizado com as categorias: Xerox, Quadro Negro, Slides, Laboratório, Livros,Teoria (Fala).
I I
MÉTODO
a)Participantes
4 professores do curso de psicologia da instituição de ensino Centro Universitário Campos de Andrade, respectivamente do segundo e terceiro período do curso,todos sem contato prévio com a situação experimental.As idades variam entre 30 e 50 anos, sendo 3 do gênero feminino e 1 do gênero masculino.
b)Ambiente
A pesquisa foi realizada em uma sala medindo 7x5 m² , com 4 paredes na cor branca, 10 luminárias com 2lâmpadas brancas cada , 66 cadeiras azuis com apoio para caderno em cor branca. (Anexo2).Localizada no interior do Centro Universitário Campos de Andrade(Anexo 3)
c)Procedimento
Todas as observações foram realizadas á noite no período das 19:15h ás 22:00h.Foram preenchidos protocolos de observação com categorias iguais para cada participante.
I I I
RESULTADOS
Como podemos observar a forma de ensinar, os métodos e a didática utilizada influenciam muito na formação acadêmica, e claro, não apenas nisso, pois a boa formação não depende tão somente disso como também de cada aluno para que se possam obter resultados mais satisfatórios. Porém, o que esta em questão é saber em relação à didática de ensino adotada quais são as formas que trás melhor rendimento.
Como forma de flexibilidade das aulas o uso de Slides e do quadro negro como recurso áudio visual foram escolhidos por unanimidade entre os pesquisados como métodos de maior rendimento.
IV
DISCUSSÃO
O presente resultado de acordo com as observações demonstra que o uso de Slides e do quadro negro como recurso áudio visual é atualmente o método de ensino mais utilizado dentre os 4 professores analisados.
São as ações do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a assimilação dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas
...