Analise do Filme Réquiem para Um Sonho
Por: edylenna21 • 13/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.295 Palavras (6 Páginas) • 454 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR
edylenna dos Santos Teixeira
RÉQUIEM PARA UM SONHO: UMA BREVE ANALISE DO FILME
Trabalho apresentado à disciplina Psicopatologia II como requisito avaliativo para obtenção de nota do curso de Bacharelado em Psicologia do 6º semestre do IMMES - Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior.
MACAPÁ-AP 2019
[pic 2]
INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR
edylenna dos Santos Teixeira
RÉQUIEM PARA UM SONHO: UMA BREVE ANALISE DO FILME
MACAPÁ-AP 2019
O filme Réquiem para um sonho trás como abordagem principal a dependência química. Um filme bastante interessante ainda, mas no século XX onde o consumo do álcool e drogas licita e ilícitas cresceram bastante comparado ao século passado. Segundo (Aguilar & Pillon, 2005; Canoletti & Soares, 2005; Martins & Corrêa, 2004) colocam que essa dependência química é algo que esta chamando bastante atenção tanto pra sociedade quanto para sistema de saúde.
Além disso, tal questão está ganhando crescente visibilidade, uma vez que discussões sobre a temática estão presentes em diversos meios de comunicação e no âmbito de várias instituições (Marinho, 2005).
Os meios de comunicação estão sendo bastante relevantes e de suma importância pra levar conhecimentos sobre a temática da dependência química, acontecendo assim às propagandas de combate as drogas, ate mesmo por conta dos ricos que pode ocasionar na sociedade.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana (2000). Fala que incessantemente ocorre uma necessidade de busca pela droga, ocasionando a dependência. E interferindo e afetando diretamente no biopsicossocial do individuo.
Biopsicossocial como a família. E no filme de inicio deixa bem claro essa interferência, o convívio familiar tornasse prejudicado entre o ator Henrry Goldfarb interpretado por (Jared Leto) e sua mãe Sarah Goldfard interpretada por (Ellen Burstyn). O filme é uma historia de busca descontrolado pelas realizações de sonhos, no entanto a necessidade de consumo de drogas desiquilibra a todos. O mundo do narcotráfico é bem perigoso e isso ficou bem claro no filme, onde o trio de sonhadores no decorrer da historia vão se tonando dependentes totalmente desse mundo do vicio. O filme é dividido em três etapas que são verão onde é marcado pela iniciação dos sonhos depois surge o outono onde os sonhos começam a se desfazer com o passar do tempo e por fim o inverno que mostra o extermínio desses idealizadores sonhos.
Nesse drama podemos ver que o momento mais chocante é o final onde se passa o fim dramático de todos os personagens Sara, Harry, Marion e Tyrone. Além de Harry, Tyrone e Marion buscam caminhos dolorosos, a mãe de Harry a senhora sara é convidada a ir um programa de televisão a qual sonha em participar.
Dai começa o sofrimento psíquico onde ela começa a se torna refém do medicamento que são inibidores de apetite que usa para poder emagrecer no objetivo de poder entrar num lindo vestido vermelho e se sentir extraordinariamente linda. Vestido esse que ela tem a necessidade de vestir devido ter usado na formatura de seu filho e também porque seu falecido marido o amava lhe ver nele. Essa necessidade de aparecer no programa com esse vestido vermelho tirou sua saúde mental levando a uma hiperatividade apavorante. Pode-se dizer que ela serviu apenas como uma cobaia pra uma linha de trafico, o fim de sara é drástico da pior forma possível, pois ela acaba sozinha em um hospital psiquiátrico para poder ter seu corpo desintoxicado.
...