Análise Experimental do Comportamento
Por: psicanalise • 24/10/2016 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Análise Experimental do Comportamento
Professor: Carlos Marinho
Aluna: Priscila Bernardo
Curso: Psicologia 3º período
Behaviorismo metodológico, o Behaviorismo radical e a análise comportamental.
O behaviorismo antigo, metodológico, baseava-se no realismo. Em termos do estudo do comportamento, o realismo defenderia que há um comportamento real, que ocorre no mundo real, e que nossos sentidos, sejam eles auxiliados por instrumentos ou usados na observação direta, nos fornecem apenas dados sensoriais sobre aquele comportamento real, que nunca conhecemos diretamente.
Para o realista behaviorismo metodológico, a melhor maneira de lidar com as diversas descrições possíveis é ater-se á primeira, descrever a corrida na rua em termos tanto como possíveis mecânicos, talvez até especificando os grupos de músculos envolvidos, pois aqueles movimentos mecânicos supostamente nos aproximariam o máximo possível do comportamento real. As razões do homem para empenha-se nesse comportamento seriam tratadas separadamente.
Como realista, os behaviorismo metodológico distinguiam mundo objetivo de mundo subjetivo. Como lhes parecia que a ciência lidava apenas com o mundo objetivo, eles consideravam que a ciência era construída de métodos para o estudo mundo “fora” do sujeito. Uma vez que o realismo supões que o mesmo mundo objetivo está lá fora, acessível a todos, enquanto o mundo subjetivo de cada um é diferente e inacessível ao outro, os behaviorista metodológicos consideravam que o único caminho para uma ciência do comportamento seria através de métodos objetivos, métodos que coletassem dados sensoriais sobre o mundo fora do sujeito, o mundo que todos compartilham sobre o qual poderiam potencialmente concordar. Por isso, é verdadeira a afirmação de que o antigo behaviorismo era “a psicologia do outro”, que ele se propunha a estudar somente o comportamento público das pessoas, aquele que pudesse ser observado por outras pessoas e que ignorava a consciência.
O pragmatista behaviorista radical não tendo nem um compromisso com a ideia de comportamento real, pergunta apenas qual das maneiras de descrever o comportamento do homem é mais útil ou, nos termos de march, mais econômica, isto é, qual delas nos dá a melhor compreensão ou a descrição mais coerente. É por isso que o behaviorismo radical tende a favorecer os tipos de descrição que incluem as razões do homem para correr. Uma descrição poderia ser ainda mais aperfeiçoada, incorporando as razões para ir as olimpíadas e outros aspectos.
O behaviorismo radical, ao contrário, não faz essas distinção entre os mundos subjetivo e objetivo. Em vez de concentrar em métodos, ele se concentra com conceitos termos. Assim como a física avançou com a invenção do termo ar, a ciência do comportamento têm usado conceitos como resposta, estímulo e reforço. Os usos desses conceitos mudaram à medida que a ciência progrediu. No futuro, seu uso pode continuar mudando, ou eles poderão ser substituídos por termos mais úteis.
...