Análise Experimental do Comportamento
Por: junio640 • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 722 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - IHC
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PROFESSORA MARCELA ABREU RODRIGUES
DICIPLINA - PPB
RELATÓRIO LABORATORIAL
Atividade Prática Supervisionada
Lemoel Dias Soares - A966G-0
Nilton Rodrigues de Melo Júnior – B0896A-9
Brasília-DF., JUN/2012
INTRODUÇÃO
A disciplina de Psicologia Experimental apresenta a Análise Experimental do Comportamento, e enquanto ciência do comportamento é fundamentada na Filosofia Behaviorista Radical.
A Análise Experimental do Comportamento é parte integrante da Psicologia em contato com a possibilidade de observar, analisar e prever o comportamento, colocando, muitas vezes, a Psicologia num status de ciência experimental.
O presente experimento foi feito com a finalidade de analisar padrões comportamentais do individuo em nível operante, modelar de forma experimental seu comportamento através de esquemas de reforçamento contínuo, de extinção, de recondicionamento e discriminação. Para ocorrer aprendizagem deve-se reconhecer a resposta, a ocasião em que ocorrem as respostas e as conseqüências da resposta. O individuo não aprende simplesmente quando alguma coisa lhe é mostrada ou contada. Em sua vida cotidiana, ele se comporta e aprende pelas conseqüências de seus atos.
METODOLOGIA
O experimento foi realizado em laboratório de informática sendo utilizada como ferramenta de estudo um software (programa) que simula situações do individuo que podem ser observadas e modeladas através das ferramentas disponibilizadas no software. O programa utilizado que aqui fora mencionado é o programa Sniffer que simula a caixa de Skinner e assim como todas suas funcionalidades. Foram avaliados cinco tipos de situações: Nível Operante, Reforçamento Contínuo, Extinção, Recondicionamento e Discriminação. Em todos os procedimentos observados, foram usados como material de coleta de dados folhas de papel A4 com tabelas pré-redigidas pelo supervisor do experimento (professora), canetas esferográficas e cronômetro. Enquanto um aluno observava o monitor o outro integrante registrava as respectivas respostas.
RESULTADO
A seguir serão representados os dados coletados na forma de gráficos, assim como a duração de cada experimento.
Nível Operante
[pic 1]
Figura 1 - Respostas acumuladas observadas durante a fase de nível operante por um período de 20 minutos.
Reforçamento Contínuo
[pic 2]
Figura 2 - Representada o gráfico para a prática de observação das respostas do individuo, durante o reforçamento contínuo por um período de 15 minutos.
Extinção
[pic 3]
Figura 3 - Representado pelo gráfico para a prática de observação das respostas do individuo, durante a extinção por um período de 12 minutos.
Recondicionamento
[pic 4]
Figura 4 - Representada pelo gráfico para a prática de observação das respostas do individuo, durante o recondicionamento por um período de 15 minutos.
Discriminação
[pic 5]
Figura 5 - Representada pelo gráfico para a prática de observação das respostas do individuo, durante o procedimento de discriminação por um período de 30 minutos.
DISCUSSÃO
“A prática em laboratório é essencial para a formação do Psicólogo”. O fato da coleta de dados ter sido realizada em todo o semestre letivo, em que muitos alunos já se encontravam situados com a matéria, mostra que se pode tirar conclusões mais amplas sobre o experimento em estudo.
...