Análise Experimental do comportamento
Por: Filipe Moura • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 535 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PSICOLOGIA GERAL E EXPERIMENTAL
PROFESSORA MARCELA ABREU
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
BRASÍLIA
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PSICOLOGIA GERAL E EXPERIMENTAL
PROFESSORA MARCELA ABREU
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
ANTONIO HENRIQUE PRADO DA SILVA: C689JC-1
FILIPE MOURA DO NASCIMENTO: C5294I-3
VALÉRIA GOMES DOS SANTOS: C64EHC-7
BRASÍLIA
2016
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................. 04
Método........................................................................................................ 05
Resultados..................................................................................................07
Conclusão.................................................................................................. 10
Referências................................................................................................
Anexos.........................................................................................................
INTRODUÇÃO
O Behaviorismo de Skinner estuda o comportamento humano em função do ambiente. Através da interferência de quem aplica o experimento, é possível observar as mudanças do comportamento do indivíduo. O ambiente é modificado, logo novos comportamentos surgem. De acordo com Skinner, (2007, p. 24) qualquer condição ou evento que tenham algum efeito que se possa demonstrar em relação ao comportamento deve ser considerado.
"...Uma vez tenhamos preparado o tipo específico de consequências chamadas de reforços, as nossas técnicas nos permitem configurar quase à vontade, o comportamento de um organismo. Condutas extremamente complexas podem ser alcançadas através de passos sucessivos no processo de configuração, sendo modificadas progressivamente com a realização de reforço, no sentido do comportamento desejado."(Skinner, 1954)
MÉTODO
O presente trabalho tem por objetivo expor e aplicar o conteúdo aprendido em sala no Nível Operante (N.O), Treino ao comedouro, Modelagem, Reforçamento Contínuo e Extinção. O rato do software de computador Sniffy Pro foi utilizado como sujeito, junto com algumas ferramentas de apoio: canetas, fichas de anotações, cronômetro, computadores, programa Word e Excel. A sessão teve duração de 20 minutos, os comportamentos observados foram anotados em uma ficha de registro. Após a conclusão das sessões experimentais, os resultados foram analisados, calculando a frequência total de cada comportamento, e a taxa foi dividida pelo tempo de duração dos experimentos. Com os dados coletados, foi realizado gráficos que demonstraram os diferentes níveis de comportamento obtidos em sessão.
* Sujeito
Rato branco, ingênuo, do programa Sniffy Pro, o programa faz uma simulação da caixa de Skinner.
* Ambiente, Materiais e Instrumentos
Os experimentos foram realizados no laboratório de informática da Universidade Paulista no Campus Brasília, composto por computadores, cada trio ficou com uma máquina para à observação do rato. No Software Sniffy Pro havia uma caixa operante que simula a estrutura da Caixa de Skinner, composta por uma barra para o rato pressionar, situada no centro, ao fundo da caixa; um pequeno conduto por onde o rato pôde beber água, situado ao fundo no canto inferior direito da caixa; luz no canto superior esquerdo ao fundo da caixa; caixa de som situada no canto superior direito ao fundo da caixa. Utilizamos também um cronômetro para marcar cada minuto, canetas e ficha para anotações, o arquivo gerado pelo programa Sniffy Pro foram salvos no computador para uso posterior.
* Procedimento
Durante a primeira sessão de observação e anotação de comportamentos emitidos pelo rato virtual em Nível Operante, que procedeu com o computador pelo programa Sniff Pro, que em seguida selecionou-se na barra superior a opção “Experiment” e logo após “Design Operant Experiment”, selecionou-se o botão “Continuous” e o botão OK para iniciar a sessão, quando iniciou-se o
...