As Abordagens Psicológicas
Por: Renata Miranda • 3/6/2018 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
O Behaviorismo é uma de abordagem que tem o comportamento como objeto de estudo. Tem como objetivo a previsão e controle do comportamento, descartando qualquer relação com a mente, sendo o homem visto como um organismo que interage com o meio, respondendo a estímulos.
Tem como autores Watson um dos grandes pioneiros do Behaviorismo, Thorndike com a Lei de Efeito e a Lei do Exercício, Pavlov com o Reflexo Condicionado, Bekhterev com os Reflexos Associados, Skinner com o Behaviorismo Radical, entre outros.
A psicanálise foi criada por Sigmund Freud e tem como método a investigação do psiquismo e seu funcionamento, voltado para problemas psicológicos que não apresentavam necessariamente suporte biológico para sua compreensão. (RIEDO; ROSA, 2017)
Seu principal foco é o estudo do inconsciente e suas pulsões, trazendo a ideia de que o homem não controla racionalmente a si mesmo. Freud também traz a divisão do aparelho psíquico dividindo em consciente, pré-consciente e inconsciente e depois em uma segunda teoria estabeleceu o Id, o Ego e o Superego.
A Gestalt tem como principal lema "O todo é maior que a soma das partes". A teoria considera que a percepção se dá pelas relações entre os objetos e não pela sensação individual de cada elemento. A Gestalt trabalha com algumas características gerais de percepção sendo elas proximidade, continuidade, semelhança, preenchimento, simplicidade e figura-fundo.
A psicologia humanista visa à possibilidade de mudança das pessoas, valores, convivência social e a busca de compreensão do homem como um todo. Suas teorias incluem a enfatização da capacidade humana, seus desejos, experiência, superação, liberdade e o desenvolvimento de seus potenciais.
A Psicologia Sócio-Histórica criada por Vygotsky visa o desenvolvimento humano por meio das relações com o outro ao decorrer da vida. O homem esta sempre em desenvolvimento de aprendizagem através das suas interações com o outro.
Referências
TORRES, André Roberto Ribeiro. Historia da Psicologia. Editora e Distribuidora Educacional S.A.Londrina, 2016. 236 p.
RIEDO, Cássio Ricardo Fares; ROSA, Weber Mário de Lima. Matrizes do pensamento em psicologia: psicanálise. Editora e Distribuidora Educacional S.A.Londrina, 2017. 176 p
...