As Agencias Comportamentais
Por: Peterson Leite • 4/11/2019 • Resenha • 2.415 Palavras (10 Páginas) • 167 Visualizações
A grosso modo podemos dizer que é a capacidade de um indivíduo na socialização com diversos meios, com cortesia, delicadeza e civilidade, porém, a educação de fato, acontece em vários níveis: em casa, na escola, no serviço, ou resumindo, no dia a dia.
podemos definir essas situações como níveis, usando as classificações: Educação Religiosa, Educação política, Educação econômica, Educação familiar, Educação escolar e Educação ambiental, o que é chamado de Agencias Educacionais. Cada uma dessas agencias possuem formas diferentes de técnicas de controle, desde ameaças e punições para fazer um soldado ir à luta e fazer isso eficientemente, até a educação para a devoção, em busca do comportamento piedoso e para ensinar o catecismo.
A educação habilita o indivíduo a reagir com sucesso ao mundo ao seu redor, a maioria do “saber”, do aprendizado adquirido é verbal e por isso, a medida que mais gente é educada, os reforços honoríficos se enfraquecem cada vez mais.
A educação preza pela aquisição do bom comportamento, onde o controle religioso, governamental e econômico preocupa-se em tornar mais prováveis certos tipos de comportamento, onde preparam indivíduos para situações que ainda não passaram, mas que irão acontecer,
Entre as formas de educação podemos citar por exemplo a Educação progressiva, que se destaca pela sua visão humanista, fundindo a educação com a democracia, através da escolarização.
Os reforçadores da educação podem ser generalizados como: aprovação e recompensa.
como a busca por boas notas, diplomas e medalhas na área escolar, mas assim como existem as recompensas, existem a violência disciplinadora, que é um reforço negativo, algumas formas de punições que acontecem quando o resultado esperado não é obtido, mesmo que seja aplicado os reforçadores. (nos dias atuais, as punições físicas, não são bem vistas e nem permitidas, porém, quando uma consequência deixa de ser usada, automaticamente, cria-se outra consequência pra ficar em seu lugar.)
Agencias Educacionais.
Educação Religiosa:
A educação religiosa é reflexiva sobre os fundamentos, costumes e valores de uma ou mais religiões. Pode se dar tanto no ambiente doméstico[1] quanto no ambiente escolar. seu objetivo principal é propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade.
Educação política:
As relações constituídas na sociedade são marcadas pela fase de desenvolvimento dos grupos sociais, sendo, as forças de produção, tecnologia e forças governamentais de nossos momentos históricos. A educação política fornece ferramentas para a cidadania e, assim, empodera pessoas, grupos e comunidades.
Educação econômica:
Sendo a economia o que é considera “o que move o mundo” a educação econômica busca abranger os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. Tem o objetivo de ensinar sobre a contenção ou moderação nos gastos, e poupar para que possamos viver melhor financeiramente.
Educação familiar:
A educação familiar acontece dentro de casa, e acontece a partir do que a família acredita; princípios, valores, regras, comportamentos e escolhas. É o que nos prepara para o mundo. E é onde acontece alguns outros tipos de educação, como a educação religiosa e ambiental por exemplo.
Educação escolar:
A educação escolar é desenvolvida por uma instituição, podendo ser ela pública ou privada, e tem o objetivo de embasar conhecimento de ideias sistemáticas, fatos e técnicas agregadas através do decorrer da história. Conhecimentos esses que ocasionam mudanças intelectuais, emocionais e sociais no indivíduo.
Educação ambiental:
A educação ambiental foca na sensibilização e aprendizagem com o meio ambiente, seus esforços são focados em diminuir o impacto ambiental que causamos ao mundo, temas como reciclagem e energias autossustentáveis são discussões de cunho educacional, afim de conscientizar as pessoas de que são nossas ações e nosso consumismo os grandes vilões pelo que está acontece.
A educação pode ser definida como a passagem de hábitos, costumes e valores, de uma geração para a outra, e é formada através de situações e experiencias vividas por cada indivíduo.
Um conjunto do que podemos chamar de regras, comportamentos estabelecidos como vantajosos para o convívio em sociedade, como um aglomerado de instruções de como agir no dia a dia, recebidos de membros de diversos grupos distintos em inclinação para o controle ético e de outra forma podemos ver como um processo focado em desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e físicas, para poder fazer parte de toda uma sociedade que rodeia um indivíduo, sendo assim, a educação é passada adiante, porque assim, é criado um membro útil da sociedade.
A educação pode ser definida como sendo o processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida das gerações anteriores, porem de forma nova, reconstruída com adaptações das ideias anteriores.
A Educação é um termo que envolve diversos agentes e fatores, podendo ser entendida pela maioria das pessoas em sua base primaria, a educação familiar e escolar, porém, se irmos pouca coisa mais a fundo, percebemos e tomamos conhecimento de que, os significados que rodeiam essa questão são mais vastos. A educação, mesmo que somando todas as suas variantes, tem um único objetivo, independente de área ou o que podemos chamar de “agencias educacionais”, moldar um indivíduo.
O que a educação se tornou para a nossa sociedade moderna?
Qual a diferença da educação transmitida para a sociedade antiga e a sociedade moderna.
hoje em dia, a importância de uma nação é determinada pelo valor do que seus cidadãos podem acrescentar à economia global, a educação é usada como o caminho fundamental para transformar a sociedade, através da moldação de conceitos, e para isso, temos toda uma nova geração de instrumentos que podem ser inseridos nos métodos de educação, o que se difere do modo de educação que vinha antes, recursos de tecnologias de informação e comunicação são extensamente usadas, no intuito de agregar com mais facilidade um número maior de formação.
...