As Perspectivas Psicológicas e Sociológicas
Por: carlaassis • 7/9/2020 • Resenha • 414 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Barbacena
Curso: Psicologia
Estudo Dirigido – 1ª Etapa
Alunos:
Módulo: Quartzo
Disciplina: Psicologia Social: Perspectivas Psicológicas e Sociológicas
Professor: Márcio Campos
Prezados,
Encaminho o primeiro Estudo Dirigido da disciplina Psicologia Social: Perspectivas Psicológicas e Sociológicas. A atividade deverá ser realizada em grupos de 05 a 08 alunos. O trabalho deverá ser entregue até o no dia 28/09/19, por meio do fórum específico. Destaca-se que não serão aceitos trabalhos após a data estipulada e que a prática de plágio incorre em nota zero na atividade. Todo o exercício possui valor máximo de 8,0 pontos, conforme pontuação indicada para cada questão. Os textos básicos para consulta são: “O que é Psicologia Social – Sílvia Lane”, “Indivíduo, Cultura e Sociedade – Luiz Fernando Bonin” e “Temas Básicos da Sociologia – Horkheimer e Adorno”. Outros referenciais poderão ser utilizados, desde que sejam indicados nas Referências Bibliográficas.
Questões:
- Caracterizar o objetivo estudo da Psicologia Social e refletir sobre sua importância para a atuação do Psicólogo, independente de sua área de interesse / atuação. (1,0 ponto)
- Silvia Lane afirmou que “As leis gerais da Psicologia dizem que se apreende quando reforçado, mas é a história do grupo ao qual o indivíduo pertence que dirá o que é reforçador ou o que é punitivo. ” O que esta assertiva representa? Discorra sobre a perspectiva sócio-histórica imbricada nesta colocação. (1,0 ponto)
- Analise a afirmativa: “somente na convivência com outros o homem é homem. O homem não social só poderá ser um animal ou um deus”. A partir da premissa que o homem é um ser social, refletir e discorrer sobre as seguintes instâncias de mediação social: (3,0 pontos)
- Linguagem
- Identidade e sua constituição
- Papeis sociais
- Liberdade e consciência de si
- Refletir e discutir sobre a evolução do conceito e valoração de indivíduo ao longo da história, de mônade a ser social, perpassando a discussão pela análise dos discursos de poder e interesses econômicos. (1,0 ponto)
- O que é um grupo? Quais os elementos que o constituem? Discutir sobre o papel e importância dos microgrupos e macrogrupos na formação do indivíduo e da sociedade. (1,0 ponto)
- Analisar as instâncias indivíduo, cultura e sociedade. Destacar os aspectos de mútua determinação que os constituem e suas implicações para o campo individual e coletivo que representam. (1,0 ponto)
Observação: Indicar as referências bibliográficas consultadas para a realização do trabalho.
Atenciosamente,
Professor Márcio Campos
...