As Técnicas Projetivas
Por: Stephanie Martins • 17/11/2021 • Trabalho acadêmico • 712 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]Prova Bimestral[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
Prova deve ser respondida e encaminhada para e-mail nel-xavier@hotmail.com.br até a data de 02/06/2020 após esse prazo não será considerado a postagem para nota e aluno deverá fazer a sub caso necessite de nota e/ou exame. Caso o aluno queira mandar antes pode fazer sem problema algum.
- O HTP é um teste projetivo reconhecido pelo SATEPSI para avaliação. Sendo assim quais as características gerais do desenho que devem ser avaliadas inicialmente? Explique-as. (2.0)
PROPORÇÃO: Visibiliza os sentimentos, valores, ideias atribuídas aos objetos externos (objetos, situações e pessoas); Capacidade de julgamento preservada; Capacidade de flexibilizar seu olhar para o outro (situações e pessoas). capacidade de proporção realista (quando adequada fala da capacidade de adaptação); indica a capacidade de julgamento frente às demandas. Ou seja, capacidade de assimilar e resolver problemas, lidar com improviso, resolver situações que exigem ações imediatas e concretas.
PERSPECTIVAS: capacidade de reconhecer e representar a necessidade de perspectiva (posição espacial do desenho); a capacidade do indivíduo agir de com visão crítica, elaborada nos relacionamentos, abstração, elaboração e a capacidade do sujeito agir com sucesso a aspectos mais complexos, mais abstratos e mais exigentes da vida.
DETALHES: Característica a se estabilizar no desenvolvimento, este aspecto evidencia clinicamente: a capacidade de reconhecer as demandas simples da vida diária e correspondê-las; bem como a capacidade de crítica da realidade, ou seja, o que é certo ou errado.
- Com suas palavras explique a importância de se aplicar o inquérito posterior dos desenhos. (1.0)
Momento em que o aplicando define, descreve e interpreta cada desenho. Como se expressa sentimentos, ideias, memórias associadas a eles. Sendo assim seu objetivo de compreender o sujeito de forma dinâmica, extraindo o maior número possível de informações, conteúdos e contextos de cada desenho.
- O que é possível analisar (quais as características específicas) no desenho da casa, da árvore e da pessoa de maneira resumida cada um deles. (2.0)
Interpretações da casa
1) Tamanho da casa: uma casa pequena representa renúncia da vida em família, enquanto que uma casa grande significa que a pessoa é dominada pela família.
2) Observação das paredes da casa: linhas fracas representam fragilidade no ego, enquanto que linhas fortes significam a necessidade de fortalecer laços.
3) Quantidade de detalhes feitos no telhado: quanto mais detalhado, mais a pessoa se concentra em fantasias, enquanto que um telhado incompleto significa evasão de ideias grandiosas.
4) Note a inclusão de janelas, portas e calçadas, que indicam abertura para interagir com outras pessoas.
5) Perceba a inclusão de arbustos, sombras, persianas, barras e cortinas, que indicam a hesitação de uma pessoa em se abrir para os outros.
Interpretações da árvore
1) Note o tamanho do tronco: um tronco pequeno representa um ego fraco, enquanto que um tronco largo significa um ego grande.
...