As Técnicas Psicanalíticas
Por: Ana Regalado • 30/8/2021 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
[pic 1]
TÉCNICAS PSICANALÍTICAS
ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA (A1)
Ana Carolina Cunha Regalado
(20181103148)
Professora: Ana Paula M. L. Fulco
Rio de Janeiro – RJ
2020
Freud sentiu-se atraído pelas palestras ministradas pelo professor Charcot. Logo, iniciou-se os primeiros passos dele para a elaboração etiológica dos sintomas neuróticos com as descobertas da clínica de Charcot, para quem a gênese do sintoma é definida pelas circunstâncias do trauma (Freud, 1893a/1996).Utilizando a técnica da hipnose, Charcot demonstrou a possibilidade de fazer com que pacientes histéricos exibissem os mesmos sintomas de uma paralisia traumática quando submetidos a uma sugestão verbal.
Uma característica da histeria observada por Freud, foi que os histérios agiam como se não soubessem sobre a causa do seu mal e se o sofrimento era ligado a algum fato doloroso vindo de uma experiência traumática, eles só eram capazes de dizer pelas representações típicas da histeria. Ademais, o que se tornava importante no tratamento das neuroses era descobrir a situação traumática que fazia com que os pacientes histéricos negassem seu processo psíquico correspondente. A lembrança do trauma era afastada da rede de representações; apenas o afeto associado ao trauma era expresso por meio de representações somáticas, sem que houvesse qualquer conhecimento do paciente deste processo.
Foi apenas em 1886, com Breuer e Freud tratando casos de histeria, que foi possível classificar os sintomas e questionar as circunstâncias em que eles teriam aparecido pela primeira vez. Os resultados dos trabalhos em conjunto de Breuer e Freud culminaram na publicação do Estudos sobre a histeria (1895/1996) em 1895. Ainda utilizando a técnica da hipnose, Freud indagava os pacientes sobre a época em que os sintomas tinham se originado, assim como sobre as circunstâncias de sua ocorrência. O objetivo era fazer com que uma lembrança que não se encontrasse disponível no estado de vigília do paciente pudesse ser retomada. O que ele estava afirmando era que, sob os sintomas da histeria, se escondia uma experiência marcante na vida do paciente, o que era compatível com o postulado de Charcot no que se refere à determinação dos sintomas, mas agora aplicado também ao caso de histeria não-traumática.
Finalmente, no ano 1893, ele elabora a comunicação preliminar, que muitos consideram a primeira pedra na construção da psicanálise. Utilizada apenas para acessar memórias inconscientes, a hipnose, tinha um valor terapêutico limitado, razão pela qual Freud a abandonou em favor do método catártico desenvolvido por Eugen Breuer. E, posteriormente, do procedimento de livre associação, desenvolvido entre 1892 e 1898 e considerado constitutivo da técnica psicanalítica.
REFERÊNCIAS
BARATTO G.; A descoberta do inconsciente e o percurso histórico de sua elaboração 2009. Disponível em:
NOGUEIRA J.; Hipnose: resumo segundo a psicanálise. 2020. Disponível em: https://www.psicanaliseclinica.com/hipnose-resumo/
SILVA L.; MILBRATZ C.; RESUMO - UM ESTUDO AUTOBIOGRAFICO FREUD. 2015. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/21080342/resumo-um-estudo-autobiografico-freud
...