As contribuições da psicologia para a educação
Projeto de pesquisa: As contribuições da psicologia para a educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlaferreira08 • 12/4/2014 • Projeto de pesquisa • 3.494 Palavras (14 Páginas) • 540 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distância Edina Domingues.
MATÃO
2012
SUMÁRIO
Apresentação---------------------------------------------------------------------------------------2
Contribuições da Psicologia para a Educação-----------------------------------------------3
Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos -----------------------6
Contribuições do jogo na Educação----------------------------------------------------------8
Considerações finais-----------------------------------------------------------------------------12
Referências bibliográficas---------------------------------------------------------------------13
APRESENTAÇÃO
A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.
O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas suas dimensões, concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases, desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Tal esforço, conforme mostra a linha evolutiva da Psicologia tem culminado na elaboração de várias teorias que procuram reconstituir, a partir de diferentes metodologias e pontos de vistas, as condições de produção da representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominantes em cada momento histórico da sociedade.
A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano em todos os aspectos: intelectual, afetivo-emocional, social e físico-motor. Assim, o desenvolvimento humano diz respeito tanto ao desenvolvimento mental como o crescimento orgânico. A inteligência deve ser entendida como a capacidade cognitiva que integra a globalidade humana, levando-se em conta seus componentes cognitivos, afetivos e sociais.
Ao nascer, o ser humano dispõe de uma quantidade muito limitada de comportamentos, a maioria dos quais são reações reflexas inatas. Porém, à medida que a criança se desenvolve, muitas coisas passam a ser exigidas. Integrando-os a sua personalidade. Na adolescência a descoberta de sua identidade é mais importante do que conformar-se as tradições. Na idade adulta ocorre uma integração entre os valores pessoais e os culturais. No processo de socialização, portanto, existem dois aspectos complementares. O primeiro é a tentativa da sociedade para moldar o comportamento da criança de acordo com seus valores e padrões de conduta. O segundo é a individuação, ou seja, a tentativa da pessoa de manter sua singularidade enquanto faz algumas concessões aos vários grupos dos quais é membro.
1- Contribuições da Psicologia para a Educação
A atividade pedagógica requer, sobretudo do professor e para o seu bom desempenho identificar, compreender e lidar com o comportamento do aluno.
A interação professor/aluno muitas vezes é permeado por fatores subjetivos que exige do professor socorrer-se da psicologia nas mais diversas acepções para melhor se posicionar. Por este motivo, e não só, várias contribuições da psicologia se congregam para os fundamentos da educação. Disponível em <http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/contribuicao-da-psicologia-para-a-educacao-7161/artigo/>
A contribuição da psicologia no campo educacional é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais. Deve-se lembrar sempre que essas contribuições precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar. Disponível em: <http://www.midiaindependente.org/pt/red/2004/05/281187.shtml>.
A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola, nas várias modalidades de ensino. Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/contribuicao-da-psicologia-para-a-educacao/5053/>.
O objeto de estudo da psicologia é a individualidade, ou seja, o que constitui o interno e o externo do sujeito, caracterizando sua subjetividade. Se pensarmos que a aprendizagem é um fenômeno psicológico, porque é individual, tomamos consciência que cada indivíduo tem seu potencial de aprendizagem. A partir desse contexto do que é educar, de como é possível, coloco aqui a questão da psicologia e a educação, não como um campo específico da escola, mas sim como uma contribuição para instrumentalizar o indivíduo para a vida, pois a maior parte de nossa existência permanecemos dentro da escola, e é a partir desse instrumento tão rico, o que supõe a intervenção correta dos educadores e psicólogos que contribuirão para esse enriquecimento, o nosso desenvolvimento enquanto sujeito único e capaz de desenvolver nossos potenciais. Disponível em <http://ideiasecontextos.blogspot.com.br/2008/09/contribuies-da-psicologia-para educao.html>.
2- Significações e empregabilidade das teorias nos diversos contextos estudados
...