Atuação do/a Psicólogo/a em Tempos de Covid-19
Por: Elis Caroline • 8/4/2022 • Resenha • 439 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
Análise crítica
Grupo de estudos
Tema: Atuação do/a psicólogo/a em Tempos de Covid-19
Aluna: Elis Caroline Ferrarez
RA: 95559
O problema de pesquisa em debate é as intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus e a saúde mental, a pandemia vem sendo o maior problema de emergência da saúde publica no qual a comunidade internacional enfrentou em décadas. O primeiro caso do Covid-19 ocorreu na China do inicio de dezembro de 2019 o que ocasionou um aumento na discriminação com os chineses. Estudos falam que sintomas de depressão, ansiedade e estresse na pandemia tem sido identificado em toda a população. A saúde mental em relação a população geral, devido a rápida disseminação, as incertezas sobre como controlar a doença, sua gravidade, imprevisibilidade em relação ao seu tempo de duração, são alguns dos diversos fatores de risco à saúde mental da população em geral, além dos diversos mitos e informações que são equivocadas sobre a infecção e sobre as medidas de prevenção. Pessoas que são infectadas pelo vírus podem desenvolver sintomas obsessiva-compulsivos, ansiedade o que pode provocar sensações corporais equivocadas então as pessoas podem confundir com sinais da doença e procurar desnecessariamente os serviços de saúde e hospitalares. E outro impacto a saúde mental e ao bem estar psicológico pode ser devido as mudanças nas rotinas e nas relações familiares.
A saúde mental em relação aos profissionais da saúde, o risco aumentado de ser infectado, adoecer e morrer, possibilidade de infectar outras pessoas, mesmo que sem intenção, sobrecarga e fadiga, exposição a mortes em larga escala, frustração por não conseguir salvar vidas, afastamento da família e amigos ser a causa de estressores, além de um gatilho para o desencadeamento ou a intensificação de sintomas de ansiedade, depressão e estresse.
Pontos positivos do texto é que além do vasto conhecimento sobre a saúde mental ele cita intervenções psicológicas durante a pandemia. Como restringir ao mínimo possível as intervenções psicológicas que sejam face a face, é sugerido os serviços psicológicos por meios tecnológicos de informação e comunicação, incluindo internet, telefone e carta.
As intervenções para à população geral incluem propostas psicoeducativas como cartilhas e outros materiais informativos. E deve ser levado em consideração que muitos brasileiros não tem acesso a internet, dificuldade de utilizar smartphones, computadores.
As intervenções para os profissionais da saúde seria oferecer suporte e orientação sobre como manejar algumas situações, visto que enfermeiros e médicos acabam frequentemente ouvindo queixas e oferecendo apoio psicológico as pessoas que buscam os serviços de saúde ou são hospitalizados. Outra maneira seria intervenções voltadas à orientação sobre os sintomas psicológicos que profissionais da saúde podem apresentar nesse contexto, como estratégias de enfrentamento e autocuidado também.
...