TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES GENÉTICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-NATAL AO NASCIMENTO, DESENVOLVIEMENTO FÍSICO, COGNITIVO E SOCIAL EM BEBÊS

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.368 Palavras (22 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 22

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Trabalho da disciplina Psicologia do Desenvolvimento apresentado ao Centro Universitário Anhanguera Leme, no Curso de Psicologia, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Psicologia.

Leme

2015

AULA-TEMA: BASES GENÉTICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-NATAL AO NASCIMENTO, DESENVOLVIEMENTO FÍSICO, COGNITIVO E SOCIAL EM BEBÊS.

BASES GENÉTICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:

O processo de desenvolvimento já se inicia a partir da fecundação do espermatozoide no óvulo, com 23 cromossomos o espermatozoide carrega os traços hereditários do pai, o óvulo também com 23 cromossomos carrega os traços da mãe, através disso o novo embrião irá conter 46 cromossomos 23 pares. Depois de realizado a mitose, que é a divisão celular o corpo tem uma réplica de cada célula. Os genes são responsáveis por determinarem uma grande variedade de características de cada indivíduo, como cor dos cabelos, cor dos olhos, cor da pele, altura, sexo até mesmo o temperamento.

DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-NATAL AO NASCIMENTO:

O pré-natal é considerado uma das fazes mais importantes para o desenvolvimento da criança, é nessa fase onde ela vai começar as suas primeiras formações, nas últimas décadas foram registradas uma queda na mortalidade infantil, muitas doenças já puderam ser tratadas ou prevenidas antes que chegassem a um estágio mortal para a criança.

De acordo com Gallahue (et al, 2013), no terceiro mês começa o período fetal que se estende até o nascimento do bebê, durante esse período o feto é facilmente influenciado, no período do terceiro mês o feto cresce rapidamente no fim desse período ele já chega a 8 cm, o desenvolvimento do quarto mês apresenta um crescimento maior ou seja, o bebe consegue dobrar de tamanho o tecido cartilaginoso começa a se transformar em tecido ósseo. No período do quinto mês as unhas, cabelos e a pele começam a aparecer, os órgãos começam a assumir suas posições anatômicas. De acordo com Papalia e Feldman (2013) apresentamos três etapas:

         Etapa Germinal                                        

        Germinal, é a fecundação de aproximadamente duas semanas e é quando o zigoto se divide e torna-se mais complexo e é implantado na parede do útero. Após trinta e seis horas da fecundação o zigoto entra numa divisão e duplicação celular, após setenta e duas horas da fecundação se dividi em dezesseis células e depois em trinta e duas células.

        Passado um dia já são sessenta e quatro células e o óvulo já fecundado desce pela tuba uterina até chegar ao útero que dura de três a quatro dias de viagem, e apenas de dez a vinte por cento dos óvulos são fecundados. E nesta fase temos o disco embrionário que tem uma espessa massa celular onde se encontra:

Ectoderma que se transforma em pele, unhas cabelos, dentes, órgãos sensoriais e sistema nervoso, incluindo o cérebro e a medula espinhal; Endoderma que será o futuro sistema digestivo, fígado, pâncreas, glândulas salivares e sistema respiratório; Mesoderma que vai desenvolver a camada interna da pele, músculo, esqueleto e o sistema excretor e circulatório.

        Embrionário

        É um período quando o embrião está vulnerável e onde ocorre o desenvolvimento rápido dos órgãos.

        Fetal

        É o aparecimento das primeiras células ósseas, que já está na fase final da gestação, esse período é marcado pelo crescimento rápido do seu comprimento e os seus órgãos se tornam mais complexos.

Exposição a produtos químicos:

        Durante a gestação o primeiro fator que contribui para o desenvolvimento da criança é a mãe, tudo o que ela come, sente ou faz, reflete no bebe através do cordão umbilical ele absorve tudo, desde nutrientes até emoções que a mãe sente. Durante a gestação a ingestão de álcool, utilização de drogas ou exposição a produtos químicos podem gerar uma série de problemas como os defeitos congênitos, mas alguns fatores devem ser levados em conta como o grau de gestação, a quantia ingeria ou o tempo de exposição ao produto, tendo uma enorme probabilidade de efeitos teratogênicos, substancias que na gestação contribuem para o desenvolvimento de forma anormal da criança.

Nutrição pré-natal:

        A nutrição é fundamental durante a gestação, pois são os nutrientes que garantem a saúde do bebe, o feto absorve esses nutrientes através do sangue da mãe que através da ação osmótica da placenta e do cordão umbilical chega até ele.

Uma má nutrição durante a gestação na maioria das vezes gera algum transtorno no desenvolvimento da criança, a alimentação deve ser balanceada não se deve confundir o termo “comer bem”, muitas pessoas acreditam que comer bem é comer bastante, mesmo procurando comer alimentos recomendados como frutas, carnes, verduras entre outros, atualmente muitos desses alimentos carregam hormônios ou alguns tipos de inseticidas, que podem gerar algum tipo de doença mesmo que imperceptível, pessoas que tem os costumes de comer em fast-food ou muitos alimentos industriais correm maiores riscos. Outros fatores de má nutrição é o fator cultural, socioeconômico, transtorno alimentar, stress, traumas entre outros.

 

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

        Após o nascimento do bebe seu desenvolvimento recebe maiores estímulos externos, ou seja, do ambiente, certas habilidades o bebe aprende inconscientemente por reflexos como, piscar, reflexo de Babinski, reflexo de sucção entre outras, outros sentidos já se desenvolvem no útero da mãe como a audição, tato, olfato, paladar, a visão é o sentido que menos se desenvolve enquanto o bebe está em formação durante a gestação. De acordo com Papalia e Feldman (2013, p.159), a visão passa a se desenvolver melhor a partir da segunda e décima semana, e já está mais desenvolvida no terceiro mês de vida. Após algum tempo a criança já começa a se conhecer melhor saber seus limites, colocar o dedo na boca, engatinhar, andar e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com