Behaviorismo
Por: rrrrrrraquel • 7/4/2015 • Exam • 323 Palavras (2 Páginas) • 423 Visualizações
1) A partir do que foi discutido no vídeo, aponte uma semelhança e uma diferença entre os pensamentos de Skinner e Watson.
Watson foi o criador do Behaviorismo Metodológico, o qual defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista.
O Behaviorismo radical, postulado por Skinner, surgiu dentro da Psicologia como uma proposta filosófica e com um projeto de pesquisa em oposição ao behaviorismo metodológico de orientação positivista.
Skinner criou o Behaviorismo Radical como uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem. Ele foi contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana, opondo-se à concepção de Watson, que só não estendia seus estudos aos fenômenos mentais por não conseguir estuda-los, não por eles serem irreais.
2) De acordo com Hübner, qual seria o motivo para a rejeição judaico-cristã ao Behaviorismo?
De acordo com Hübner, a rejeição judaico-cristão ao Behaviorismo deve-se à comparação do comportamento humano com o comportamento de outros animais, vistos como inferiores, uma vez que os humanos são considerados “imagem e semelhança de Deus” pela religião cristã. Além disto, o Behaviorismo foi relacionado ao evolucionismo Darwinista, rejeitado pela sociedade judaico-cristã da época.
3) Discuta a afirmativa: “Skinner rejeita a concepção de mente.”
Para Skinner, a mente e o corpo não podem ser analisadas separadamente, tendo uma visão monista do ser humano. Dessa forma, rejeita a ideia da mente como algo subjetivo que controlaria as atitudes.
4) Hübner cita que, para Análise do Comportamento, existem três principais fatores que selecionam o comportamento do ser humano. Cite e explique-os.
Os três principais fatores que selecionam o comportamento humano são o Ontogenético, o qual leva em conta os aprendizados do organismo na vida, como na família ou com experiências próprias, o Filogenético, o qual considera a história evolutiva da espécie e o Cultural, o qual abrange todos os conhecimentos herdados pela cultura e pela sociedade em que o indivíduo está inserido.
...