CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA
Por: Igor Carvalho • 24/3/2019 • Projeto de pesquisa • 379 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA
Instituição Chaddad de Ensino Ltda.
Psicologia
Igor Carvalho Bertolaccini Domingues
Estamira - Análise crítica da história de uma mulher
AVARÉ – SP
2019
“A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico em que uma alteração cerebral dificulta o correto julgamento sobre a realidade, a produção de pensamentos simbólicos e abstratos e a elaboração de respostas emocionais complexas.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a esquizofrenia não é um distúrbio de múltiplas personalidades. É uma doença crônica, complexa e que exige tratamento por toda a vida.
A esquizofrenia é uma doença mental que acomete aproximadamente 1% da população mundial. Normalmente, o transtorno aparece entre o final da adolescência e começo da vida adulta”. (Redação Minha Vida, s/data )
Em analise ao documentário estamira podemos observar claramente seu transtorno mental, ao decorrer do filme podemos observar a historia de estamira e seus traumas, logo no começo do documentário ela relata a perca do pai uma pessoa que aparentemente gostava muito, em seguida vemos um relato do ex marido a onde sofreu muito com a relação repleta de traição e violência, em um certo momento a filha fala que a mãe sofreu abuso foi estuprada duas vezes, estamira também menciona a sua infância a onde era abusada pelo o avô e com 12 anos foi levada para um bordel e passou um bom tempo por lá, também sofreu com sua mãe que também tinha transtorno mental a onde a viu internada em um lugar precário mal estruturado sofrendo.
No documentário percebemos a sua falta de fé que em minha opinião vem devido aos traumas podemos analisar que o marido era religioso o mesmo marido que a maltratou, quando foi estuprada rogou a deus.Logo em seguida do estupro seu quadro se agravou alucinando e inventando o seu próprio conceito de espiritualidade.
Minha opinião sobre o quadro de estamira é que os traumas agravaram a sua saúde mental, é perceptível que sua família não é estruturada e tem muita dificuldade com a mãe, estamira abomina os remédios e em uma cena faz uso de álcool, o filme não aborda se ela toma de forma correta os medicamentos acredito que não. Concluo que o quadro de estamira é resultante de uma genética esquizofrênica agravada pelos traumas e uma estrutura familiar precária que não a apara da melhor forma possível.
...