CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA À EDUCAÇÃO
Trabalho acadêmico: CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA À EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolrichardo • 27/4/2014 • Trabalho acadêmico • 6.062 Palavras (25 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE MANAUS – AM
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MANAUS/AM
2013
ALUNOS:
ANA KAROLINE DIAS DE LIMA RA: 415543
GILBERTO PIMENTEL FARIA RA: 415596
MARCIA DOS SANTOS LEITE RA: 413324
RAILEN MISSISSIPE DE SOUZA RA: 413324
RAIMUNDO DA SILVA GUIMARÃES RA: 406928
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Relatório Final apresentado a Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito básico para a obtenção de nota na disciplina de Psicologia da educação, do Curso de Pedagogia 2ª série, ministrada pelo Tutor à Distância: Profª. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.
MANAUS/AM
2013
AS CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, e inteligência.
A Psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competência, atitude e valores que possibilite ir contribuindo seus saberes fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como pratica social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, meu processo continuo de construção de sua identidade como professor.
Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social, e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno, a mediação própria do trabalho do professor é favorecer, propiciar a inter-relação, encontro confronto entre sujeito aluno e o objeto de seu conhecimento do conteúdo escolar; nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento e processo de ensino aprendizagem.
O entendimento de socioconstrutivismo pode-se perceber que não há uma concepção única dessa proposta. A perspectiva socioconstrutivista concebe o ensino como uma intervenção internacional nos processos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consciente e ativa com os objetivos de conhecimento. Esse entendimento implica, resumidamente, a formar que o objetivo maior do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno, de modo que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados no conhecimento e desenvolvimento do aluno, em atividade diante do meio externo, deve ser inserido como objeto de conhecimento, são os conteúdos escolares uma relação ativa, uma espécie de desafio que o leve a um desejo de conhecê-lo percebe-se então que, dessa maneira a aliança entre educação e Psicologia é incontestável e bastante antiga, não tendo sido preciso esperar o momento recente da constituição da psicologia como ciência independente da grande mãe, a filosofia, para buscar respostas sobre como se aprende quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológica dos alunos.
Assim a psicologia também, aplica a educação e ao ensino busca mostrar como através da interação entre professor e alunos, entre os alunos é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados. O papel do professor é fundamental, ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo que levam a apropriação do conhecimento.
Deve-se lembrar sempre que essas contribuições precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço propício para a expressão das angustias e das ansiedades inerentes ao professor de formação.
O objetivo deste estudo foi de verificar até que o ponto a Psicologia está sendo utilizada como recurso auxiliar no processo de desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Identificar possíveis causas de dificuldades dos professores na Educação Infantil e analisar os dados coletados, os quais servirão de base para possíveis alternativas de solução do problema levantado.
Destaca-se a importância dos alunos trabalharem na sala de aula em grupos, interagindo uns com outros, havendo essa troca professor/aluno e este trabalho coletivo facilitara o próprio desenvolvimento individual.
Cabe ao professor em sala de aula estabelecer metodologias e condições para desenvolver e facilitar este tipo de trabalho. A identidade do grupo tem como resultado a integração de atividades mais amplas e profundas, como do tipo de liderança, respeito aos membros, condições de trabalho, perspectivas de progresso, retribuição ao investimento individual, compreensão e ajuda mútua, aceitação.
TEORIA DA APRENDIZAGEM VERBAL SIGNIFICATIVA.
Para esclarecer como é produzida a aprendizagem escolar, Ausubel propõe distinguir dois eixos ou dimensões diferentes que originarão, a partir dos diversos valores que possam tomar em cada caso, a classes diferentes de aprendizagem.
•
...