Caso Miguel Percepção de Identidade
Por: IsabellaSantos99 • 4/12/2018 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 1.054 Visualizações
Não são raras vezes em que nós mesmos nos assustamos com nossa permanente capacidade de julgamento. Na verdade, vivemos julgando pessoas e coisas. Vivemos mensurando e avaliando tudo o que eocontramos pela frente, como um radar atento. Não raro, também, equivocamo-nos escandalosamente. Que efeito esta nossa faceta produz sobre o grupo no qual convivemos? Sobre qual base lógica nos situamos para ceder a esses juízos e a estas aferições? É a lógica que nos torna capazes de organizar nossas idéias a ponto de enxergarmos com maior clareza determinadas situações. O sociólogo David William Carraher defende que para pensarmos criticamente é necessário sermos perspicazes, enxergarmos além das superfícies, questionarmos onde não há perguntas já formuladas e ver prismas que os outros não vêem.
Instruções: Formar cinco grupos e distribuir um relato para cada grupo. Eles terão dez minutos para avaliar o caso de Miguel. Nesse período, devem procurar avaliar o comportamento de Miguel, observado em diferentes momentos de um dia e descrito nos relatos a seguir:
Relato da mãe: Miguel não é uma pessoa afetiva, vive na correria e acaba ignorando os cuidados da mãe.
Relato do taxista: Miguel parece ser uma pessoa grossa e arrogante.
Relato do garçom: Miguel demonstra ser mulherengo, machista e desrespeitoso.
Relato do zelador: Miguel é visto como um doido e mal educado.
Relato da faxineira: Ele é um homem agressivo e misterioso.
Relato Miguel: Miguel é amante da arte, nada atrapalha sua vontade de criar, é ansioso, dedicado, sonhador e uma pessoa séria.
Papel do RH em relação a percepção. Julgamento e personalidade:
O Rh precisa compreender a personalidade da pessoa através do diálogo para saber se aquela se encaixa dentro da vaga que se pretende e se ela está dentro da cultura e dos objetivos da empresa. Além de perceber os comportamentos contrários dos funcionários e analisar os motivos deles.
...