Como Ajudar Pessoas Através do Aconselhamento
Por: ferdis • 24/3/2020 • Artigo • 4.156 Palavras (17 Páginas) • 198 Visualizações
ESCUTA DE AMOR!
Como ajudar pessoas através do aconselhamento:
Introdução:
Quem nunca se aconselhou ou foi aconselhado no meio cristão?
O aconselhamento cristão é definido de forma bem simples, trata-se de cristãos dedicados em aconselhar, ou seja, uma pessoa procura o (conselheiro) levando uma questão e o mesmo ajuda a pessoa a tratar com mais eficácia os problemas da sua vida.
Lembrando que aconselhamento cristão é também um processo de curto ou médio prazo, fundamentado no amor, respeito ao próximo como imagem e semelhança de Deus. Não deve ser confundido como exercício clínico da psicologia ou mesmo no campo da medicina.
O conselheiro cheio do Espírito Santo, saberá reconhecer seus limites e encaminhar a pessoa para uma pessoa especializada. (algumas pessoas com conflitos emocionais profundos, precisam de uma ajuda profissional.
A importância do Aconselhamento
O Aconselhamento cristão quando bem feito, contribui para que o aconselhado tome decisões serias em sua vida. É muito mais que uma simples conversa, você não pode tomar as decisões por ela, mas ajudá-la a criar condições para assumir desafios, com coragem e assertividade, é diferente do discipulado, mas faz parte dele.
O aconselhamento cristão está mais interessado nas causas dos conflitos, sofrimentos e crises pessoais do que em seus sintomas
Qual o momento certo para o Aconselhamento
O Aconselhamento cristão ocorre por inciativa livre e voluntária da pessoa em busca de ajuda. Ele pode se dar em situações de crises, em que uma notícia ou uma descoberta desencadearam um processo de sofrimento e ansiedade, ou em situações de desgastes emocional.
Ser um conselheiro tem seu preço, ajudar outros é uma tarefa que exige muita dedicação, a pergunta que escuto, vale a pena?
A resposta é sim.
BASES BÍBLICAS PARA O ACONSELHAMENTO
Na Bíblia temos uma história impressionante, narrada em 1 Reis 3:16-28 (ler).
Essa história nos apresenta uma situação de complicada, que envolvia, mentira e falta de valores morais e se não fosse a sabedoria de Deus na vida do Rei Salomão ele não saberia como resolver.
Sabedoria do Alto
Estamos vivendo uma época de avanço tecnológico, e o conhecimento tem estado a mão de muitas pessoas, sabemos que temos especialistas em toda as áreas.
Mas a verdade é que essa geração tem muito conhecimento e pouca sabedoria, conhecimento é informação e a sabedoria é a capacidade de utilizar o conhecimento no momento certo.
A sabedoria capacita para a vida e os relacionamentos, em Prov. 19:8 diz assim: “Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência, encontra a felicidade”.
É preciso buscar a sabedoria, buscá-la diante de Deus e com fé, olhem o que o Ap. Tiago nos ensinou: ”Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5
Deus é a fonte de toda a sabedoria.
Espírito Santo
Nenhum conselheiro cristão pode negligenciar o papel do Espírito Santo no processo de aconselhamento, ou abrir mão da sua ajuda.
É Ele quem conduz a pessoa em busca de ajuda e quem capacita os que se dispõe a aconselhar outros. O Espírito Santo é o agente de transformação.
O Espírito Santo Conduz a pessoa em busca de ajuda
Mesmo numa igreja fervorosa e fiel, existem pessoas que ainda são oprimidas por marcas e mágoas de um passado sofrido, no momento em que essas pessoas procuram ajuda, algo maravilhoso já está ocorrendo, elas estão sendo movidas pelo Espírito na busca por alivio, cura e libertação.
“Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque, eu vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. João 16:7-11
Outra coisa importante é o conselheiro ter convicção é o fato de que Deus e soberano e Ele age com quer, nada é por acaso. Porque você, e não outro, está no lugar em que deve aconselhar outra pessoa? Porque alguém, decidiu abrir a alma a você? Deus tem proposito em tudo.
O conselheiro tem que ter um relacionamento íntimo com o maravilhoso Conselheiro. Conhecimento da Palavra de Deus na profundidade do caráter, dos princípios e dos conselhos de Deus.
Qualidade de Caráter
Credibilidade é uma palavra chave para o conselheiro cristão, uma vez que todo conselheiro deve ser considerado digno de confiança pela pessoa em busca de ajuda.
Credibilidade não se constrói de forma instantânea, o tempo e o Espírito Santo nos ensina de forma poderosa.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. ” Gálatas 5:22-25
Isto é o que constrói a confiança no acompanhamento de um caso. Não devemos ficar dizendo coisas íntimas com o intuito de se auto afirmar como conselheiro. Toda área de confidencialidade tem seu limite no sentido de estar debaixo de uma liderança. A liderança deve ser informada.
Humildade, é outra palavra para o conselheiro cristão, um conselheiro com essa característica sabe que está a serviço do seu próximo e que não é superior a ele.
Reconhece seus limites e os aceita-os em crise. Sabe que não tem resposta para tudo, mas ouve com atenção e amor a queixa e se não tiver o que falar, não tem problema. (Vamos orar juntos sobre isso!).
...