TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos com elementos da natureza

Resenha: Conflitos com elementos da natureza. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Desde muito cedo, o homem vive em grandes conflitos com os elementos da natureza. Para solucionar esses conflitos, ele passa a dispor do saber, através de observações e experiências vividas por ele. Apesar dessas grandes descobertas, o homem ainda se confronta com algumas dúvidas, que passam a ser explicadas através de mitos e de crenças religiosas.

O homem utiliza o "senso comum" para a compreensão do mundo e da sociedade, e para nela viver com o auxilio de explicações simples e cômodas. Mas essas explicações devem ser questionadas, pois seu caráter aparente de evidência reduz a vontade de verificar o saber adequado.

A tradição é uma forma de divulgação de um certo saber. Ela ensina as regras básicas de convivência. Nem sempre podemos confiar na tradição por não se basear em dados de experiência racionalizada. A igreja, a escola, entre outras são grandes responsáveis em transmitir as tradições dentro de uma sociedade.

A tradição, o "senso comum" e a intuição foram descartados a partir do momento em que o homem sentiu necessidade de explicar mais as coisas. Os grandes filósofos começam a questionar mais sobre a natureza, e a querer mais comprovações da "verdade".

Alguns filósofos como Platão, Aristóteles, desenvolvem instrumentos da lógica, como a distinção entre sujeito e objeto: de um lado, o sujeito que procura conhecer, e, de outro, o objeto a ser conhecido.

Na idade média, apesar de existir reflexões filosóficas, o homem é dominado pela religião. Porém existe um desejo de conciliação entre as idéias filosóficas e os dogmas do cristianismo, mas a teologia acaba superando a filosofia.

No renascimento, supertição tenta explicar o real, porém é uma fase na qual o saber científico domina. A ciência experimental surge com a união da razão e da experiência.

Séc XVII o saber racional predomina. Pensa-se cada vez mais, constrói-se a partir da observação da realidade e coloca essa explicação à prova. Surge a hipótese unindo o pensamento indutivo com o dedutivo. O saber agora se baseia em experimentações, observações e mensuração. As leis divinas são trocadas pelas leis da natureza.

Séc XVIII ocorre o desenvolvimento da ciência experimental. Neste século ocorrem muitas descobertas, é denominado o "Século das Luzes". Grandes filósofos aparecem nessa época, acreditando apenas na razão.

No séc XIX a ciência triunfa. Ocorre um aumento no número de descobertas. Essas mudanças trazem conforto e melhoramento para a vida humana. A ciência surge como fonte inesgotável de progresso.

O mundo passa por profundas mudanças, no qual houve grandes influências de filósofos. É criada a ciência humana. Da construção do saber científico desenvolve o positivismo que tem por característica o empirismo, a objetividade, a experimentação, a validade e as leis e previsão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com