Natureza e Cultura: O Conflito de Gilgamesh
Por: Josiane Lemes • 5/8/2018 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 1.100 Visualizações
Arquitetura e Urbanismo
Universidade São Francisco
Natureza e Cultura. O Conflito de Gilgamesh. Por Catharina Lima
Catharina Lima é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre e doutora na área pela Universidade de São Paulo. Hoje atua como Professora Doutora da Universidade. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na área de Paisagismo.
Utilizando-se de diversas referências ao longo do texto, a tese de doutorado redigida pela arquiteta e urbanista, tem por objetivo principal, discorrer sobre a conceituação de natureza e sua relação com o homem, avaliando ainda de que forma ela influência e se molda sob a arquitetura com o passar dos séculos. E para tornar possível tal discussão, contou com opiniões de filósofos como Gerd Bornheim e Jellicoe (....)
O estudo compreende que o conceito de natureza não se refere apenas ao sentido de paisagismo, mas também em como o homem se relaciona com o ambiente e como se adapta as modificações do mesmo com o passar do tempo por consequência das apropriações que evidenciam o crescimento do espaço.
Conforme esse crescimento se torna mais evidente, surge a necessidade do desenvolvimento de métodos que contribuíssem para a edificação de espaços de moradias, sendo assim, iniciou-se o uso dos materiais que a natureza poderia oferecer para a construção das cidades.
Outro aspecto importante que a autora enfatiza ao longo da escrita, é sobre a diferença e a relação entre o conceito de natureza e cultura, uma vez que são ideais diferentes, porém conseguem se agregar de acordo com a forma em que a natureza se transforma em função da cultura e em como o paisagismo influência na relação com as memórias históricas daquele espaço.
Relação do homem com a natureza, consequência das apropriações
Necessidade dos materiais da natureza para construção da cidade
Natureza e cultura são conceitos distintos que não precisam ser opostos, dependendo da forma em que age a transformação da natureza em função da cultura
Influencia do paisagismo na cultura em relação a memórias históricas
Desenhos de parques e jardins refletem em aspectos da história humana
Criação de formas
Barroco: espaço para manobra e exibições, ou seja, linhas regulares e simétricas
O jardim não era mais somente extensão da edificação e sim um conjunto paisagistico
...