Contributo da Motivação no Desempenho dos Funcionários: Estudo com Professores do Ensino Primário
Por: joaofoi • 28/1/2018 • Monografia • 8.191 Palavras (33 Páginas) • 222 Visualizações
Inácia Júlia Mulieca
Contributo da Motivação no Desempenho dos Funcionários: Estudo com Professores do Ensino Primário, do 1˚ e 2˚ Grau Samora Machel Micajuine.
Licenciatura em Psicologia
Universidade Pedagógica
Quelimane
2017
Inácia Júlia Mulieca
Contributo da Motivação no Desempenho dos Funcionários: Estudo com Professores do Ensino Primário, do 1º e 2º Grau Samora Machel Micajuine.
Monografia Cientifica a ser apresentada ao Departamento de Ciências de Educação e Psicologia para obtenção do grau académico de Licenciatura em Psicologia com Habilitações em Psicologia das Organizações.
Supervisor:
Dr. Correia Hermenegildo Correia
Universidade Pedagógica
Quelimane
2017
Índice
lista de abreviaturas iii
lista de tabelas iv
Declaração v
Dedicatória vi
Agradecimentos vii
Resumo viii
Abstract ix
Introdução 10
Capitulo I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 13
1.1.Conceitos 13
1.2. Abordagens teóricas sobre a motivação 13
1.3. Factores motivacionais dentro das organizações 15
1.3.1.teoria bifactorial de herzberg 15
1.4. Factores higiénicos e motivacionais 18
1.4.1. Factores higiénicos 19
1.4.2. Factores motivacionais 20
1.4.3. Factores motivacionais intrínsecos e extrínsecos 20
1.4.4. Factores internos de influência 20
1.4.5. Factores externos 21
CAPITULO II: METODOLOGIA DE PESQUISA 23
2.1. Tipo de pesquisa 23
2.2.Técnica de recolha de dados 23
2.2.1. Entrevista 23
2.2.2. Procedimentos 24
2.3. Universo populacional e amostra 24
2.3.1. Universo 24
2.3.2. Amostra 24
CAPITULO IV: CONCLUSÃO E SUGESTÕES 31
4.1. Conclusão 31
4.2. Sugestões 32
Bibliografia 34
Apêndice 36
[pic 1]
Lista de abreviaturas
EP1: Escola Primária do 1º grau
EP2: Escola Primaria do 2º grau
PEA: Processo de Ensino e Aprendizagem
Lista de tabelas [pic 2]
Tabela 1: Factores motivadores e higiénicos 15
Tabela 2: Factores Higiénicos e Motivadores, Segundo Herzberg 18
[pic 3]
Declaração
Declaro que esta Monografia é resultado da minha investigação pessoal e das orientações do meu supervisor, o seu conteúdo é original e todas as fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto, nas notas e na bibliografia final.
Declaro ainda que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para obtenção de qualquer grau académico.
Quelimane aos ______ de Março de 2017
__________________________________
Inácia Júlia Mulieca
Dedicatória[pic 4]
Dedico esta, bem como todas as minhas demais conquistas aos meus amados Pais, Filhos, irmão e de maneira muito especial a meu esposo. Esta vitória é muito mais de vocês do que minha!
Agradecimentos[pic 5]
Agradeço primeiramente a Deus, pela força e coragem durante toda esta trajectória; ao meu amado esposo pela compreensão nos momentos de ausência durante esta pesquisa. Aos meus filhos, irmãos e sobrinhos que de forma directa ou indirectamente contribuíram para a concretização desta grandiosa conquista. Um especial agradecimento vai ao meu Supervisor Dr. Correia Hermenegildo Correia, aos docentes da Universidade Pedagógica Delegação de Quelimane, em particular aos do Departamento de Ciências de Educação e Psicologia, a Directora do curso Dra. Joana Matavele e aos estimados professores da Escola Primária do 1º e 2º grau Samora Machel – Micajune; porque nada disso seria possível se não fosse o imensurável apoio recebido. A estes e os demais não mencionados, o meu muito obrigado.
Resumo[pic 6]
O estudo faz uma reflexão sobre o Contributo da Motivação no Desempenho dos Funcionários da Escola Primária do 1º e 2º grau Samora Machel – Micajune, tem como objectivos fundamentais a descrição do contributo da motivação dos funcionários presente nesta instituição e como a mesma influência no desempenho dos funcionários. Esta pesquisa serviu-se de dois métodos para a sua materialização. Ou seja, o método exploratório, que consistiu na busca de bibliografias de diferentes naturezas referentes ao tema em causa, desde artigos, monografias e livros à publicações periódicas, por um lado. Por outro lado, usou-se o método qualitativo para a qualificação das ocorrências da realidade inerente ao estudo. O inquérito por questionário foi o instrumento utilizado para a colecta de dados. O estudo concluiu que a motivação é crucial para a ocorrência de desempenho dos funcionários e, entre eles, existe uma relação de condicionalismo necessário. Isto é, quando se regista uma elevada motivação entre os colaboradores, o desempenho dos mesmos eleva-se e traduz-se em relação de satisfação, acontecendo o mesmo ao contrário. Relativamente a Escola Primaria do 1º e 2º grau Samora Machel, o estudo concluiu que existe um grau de motivação de estabilidade, dado a discrepância que se foi verificando nas diferentes respostas dos inqueridos em relação ao tema em análise. E, é esta estabilidade que condiciona, por vezes, a ocorrência de condutas enquadradas em relação as normas vigentes na instituição.
...