DEFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Por: Carlos José • 25/10/2015 • Projeto de pesquisa • 289 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Transtorno de Defict de atenção e hiperatividade
As crianças apresentam o distúrbio do transtorno do defict de atenção e hiperatividade apresentam sintomas e que se não forem diagnosticados a tempo pode trazer serias consequências para o desenvolvimento da criança, podendo prejudicar a aprendizagem no âmbito escolar mesmo que a criança demonstre interesse e capacidade de aprender.
Dentre os aspectos que identificam uma pessoa com transtorno do deficit de atenção e hiperatividade temos:comportamentos muito agitados, não conseguem ficar muito tempo sentado no mesmo lugar, não consegue terminar as tarefas solicitadas, em alguns momentos demonstram atitudes agressivas, desatenção durante as aulas e atividades, dificuldade em concluir a atividade e leitura de um livro, atrapalha a dinâmica da sala, falha na produção da escrita, tanto no seu aspecto gráfico e ortográfico, dificuldade em compreender, interpretar e produzir textos, esquece instruções, direções e lições, memoriza com muita dificuldade as informações, muitas vezes distrai-se com facilidade.
Existem casos em que as crianças podem se mostrar completamente desatentas,desconcentradas a viverem no mundo da lua, perdidas nos seus próprios pensamentos, não apresentam nenhum comportamento agitado, são quietas demais, e mesmo sem apresentarem nenhum sinal de inquetação, essas crianças também podem ser consideradas portadoras do transtorno do deficit de atenção.
A intervenção consiste na mediação entre o sujeito e o seu processo de aprendizagem. O psicopedagogo, nesse caso, assume o papel de mediador, ou seja, aquele que servirá de ponte entre o sujeito e sua aprendizagem. Durante a intervenção pedagoógica faz-se necessario questionar o sujeito, argumentar com ele, impor possiveis contradições, fazer com que o sujeito aja e compreenda as consequências e os limites de suas ações. A utilização de estratégias são fundamentais oara melhorar o aprendizado através de jogos, artes plásticas, oficinas de músicas, contação de histórias e danças.
...