DESIGUALDADE RACIAL – POR QUE O/A PSICÓLOGO/A DEVE COMPREENDER SEUS EFEITOS?
Por: Elisa Ribeiro • 12/6/2020 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
DESIGUALDADE RACIAL – POR QUE O/A PSICÓLOGO/A DEVE COMPREENDER SEUS EFEITOS?
Para se falar de como o psicólogo precisa compreender a desigualdade racial e como ele entende seus efeitos, precisamos falar primeiro o que é a desigualdade racial.
A desigualdade racial vem de uma questão histórica, cultural e políticas que eram baseadas em uma superioridade de uma raça especifica, a partir desse momento a desigualdade racial até hoje é vivida, onde acontece a diferença em várias oportunidades que ocorrem durante a vida entre as etnias, os grupos com um histórico de segregação maior são os negros, índios e mestiços.
Atualmente os psicólogos sociais se aprofundam nesse assunto, buscando os efeitos subjetivos das desigualdades raciais e seus possíveis impactos na produção do sofrimento psíquico, os trabalhos que os psicólogos são importantes, pois é possível a compreensão de democratização do país e das concepções de cidadania desenvolvidos na consolidação da sociedade brasileira.
O psicólogo também necessita entender para um sujeito ou para um determinado contexto que as questões raciais envolvem preconceito, discriminação e racismo e que tudo isso também causa um sofrimento evidente cognitivo, porque aquela pessoa, pode apresentar dificuldades para conseguir um emprego, um relacionamento estável entre outros problemas.
A psicologia tem se tornado cada vez mais comprometida e engajada com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, trazendo uma aproximação maior com os movimentos sociais, inclusive o movimento negro.
Apesar da psicologia já ter construído novos espaços, para que o tema de racismo fosse entendido como um dos fenômenos estruturais da nossa sociedade e para a compreensão das desigualdades sociais.
...