Depressão Sob um Novo Ponto de Vista Live do Evento Expandindo Fronteiras
Por: Victor Lisboa • 28/11/2020 • Resenha • 272 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Live do evento Expandindo fronteiras, do instituto Sedes Sapiantae – “A depressão hoje: Um fenômeno de campo com Guilherme Leno.
A depressão é um problema médico comum que está associado a um vasto leque de sintomas emocionais e físicos. Estes sintomas podem ter um grande impacto na vida do quotidiano. As pessoas que sofrem de depressão podem deixar de ter controlo sobre o seu humor ou sentimentos e tendem a sentir-se deprimidas a maior parte do tempo. Por conseguinte, podem também ter problemas em manter o seu emprego, acompanhar os estudos e/ou manter uma vida familiar e social saudável. A depressão pode atingir qualquer um, mas vários factores sociais e biológicos podem aumentar o risco de se desenvolver essa perturbação. Além disso, momentos de grande stresse como uma doença grave, desemprego ou luto podem desencadear o problema nalgumas pessoas.
Guilherme Leno expõe e sua maneira de pensar a depressão distanciando o sintoma do centro da cena e aproximando o indivíduo integrante de sua totalidade, ele explica a depressão como um recurso de proteção que atua quando o indivíduo se esgota após lutar uma batalha que não reflete seus desejos e objetivos, uma batalha pelas exigências do mundo tentando atingir objetivo que não são próprios, mantendo uma figura fixa que o impede de ser criativo. Guilherme Leno apresenta a depressão como uma forma de “reset”, uma fase de interiorização do indivíduo, forçando-o a desacelerar seus pensamentos, se separando do mundo externo e se concentrando no mundo interno para ver o que precisa ser refeito, Guilherme propõe a suspensão do estigma da depressão para pensa-la não como uma doença e sim como uma oportunidade de melhoria.
...