Desenvolvimento Humano
Por: Adria Magalhaes Lins • 10/4/2015 • Resenha • 351 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
Universidade de Brasília
Processos de Desenvolvimento Humano – 1º/2015
Aluna: Rayane Lins Gamazo
Matrícula: 09/0012950
Relatório unidade 1
A unidade I da disciplina Processos do Desenvolvimento Humano, introduziu conceitos básicos como a concepção do que é o desenvolvimento humano, como ele acontece e como se deve estudar cientificamente este processo.
Primeiramente é necessário compreender que o desenvolvimento humano consiste em um processo de construção contínua e complexa que se estende por toda a vida do indivíduo sessando somente com a sua morte. Este processo é originado a partir de uma organização estruturada que envolve desde os componentes biológicos até as relações sociais e as agencias humanas (psicológicos). O indivíduo está sempre se organizando e reorganizando de forma integrada, sob diferentes esferas, em relações no mínimo, bidirecional.
A medida que o indivíduo interage como o ambiente, ao longo do tempo, ele se modifica e é por ele modificado, se construindo e tornando-se cada vez mais complexo. Ou seja, cada indivíduo irá se desenvolver dentro de um contexto de interações, biologicamente de acordo com a herança genética recebida de seus antepassados, assim como, psicologicamente de acordo com o seu ambiente, incluindo sua cultura, contexto temporal, sócio histórico e etc.
Como foi dito, as pessoas se desenvolvem e funcionam como um organismo integrado, sempre em interação com o ambiente e com outras pessoas e grupos, em um nível tanto biológico como psicológico. Ao nascer, o indivíduo inicia uma trajetória probabilística: ele cresce e se constrói, na busca de coerência entre suas pré-disposições genéticas e padrões socioculturais estabelecidos. Sendo assim, a particular ecologia social dará a diferentes indivíduos, diferentes cursos e trajetórias.
Para ser compreendido, o desenvolvimento humano deve ser estudado por uma perspectiva sistêmica, de curso de vida, integrada, multidirecional, transcultural, interdisciplinar e interacionista. Levando sempre em consideração que os padrões de normalidade, bem como os estágios do curso de vida, irão variar de acordo com cada cultura e seu contexto. Assim, ao investigar, um pesquisador deve fazer uso de uma postura sistêmica, favorecendo uma visão dialógica, e seus métodos devem ser multidisciplinares, evitando cair em uma abordagem simplista, reducionista que impossibilita a visibilidade do contexto.
...