Desenvolvimento Psicológico e Aprendizagem
Por: Ro_cardozo • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.724 Palavras (15 Páginas) • 373 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS
DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E APRENDIZAGEM
ROMÁRIO BATISTA VIANA CARDOSO
Atividade I de Extensão – Entrevista com professor
Docente entrevistado: Adrielli Carvalho.
Local de docência: E.M.E.F. General Osório.
- Qual a sua formação/graduação?
Sou licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará.
- Ano da formação/graduação:
Me formei no primeiro semestre de 2005.
- Tempo de atuação como professor:
Já atuo como professora há 8 anos.
- Que disciplinas consideradas pedagógicas você cursou na licenciatura?
Das quais eu me lembro são: Prática docente, Estágio supervisionado, Desenvolvimento psicológico da aprendizagem, e Libras.
- Você considera que foi relevante cursar estas disciplinas pedagógicas?
Sim, com toda a certeza.
- (se a resposta 5 for positiva) Qual a importância destas disciplinas em sua formação?
Para a formação de um professor de minha área, não basta apenas aprender as ciências biológicas, químicas e físicas. É necessário aprender métodos para saber lidar com uma turma (como chamar a atenção dos alunos? Como fazê-los se interessar? Como ajudá-los?), tais métodos são o enfoque das disciplinas pedagógicas. Estágio supervisionado, por exemplo, me mostrou a realidade de uma sala de aula, assim como prática docente me ensinou a ser cada vez mais inovador como professor. Tais disciplinas, as pedagógicas, trabalham as relações professor-aluno da melhor forma.
- Comente acerca das disciplinas psicologia do Desenvolvimento/psicologia da Educação/psicologia da Aprendizagem.
Essas disciplinas preparam o professor para a vivência em sala de aula, construindo bases sólidas que irão guia-lo. Trabalhar o psicológico é essencial, é uma capacitação, é dar capacidade ao docente de resolver problemas e facilitar o aprendizado da turma.
RELATÓRIO DE QUESTIONÁRIO
A professora Adrielli Carvalho é licenciada pela Universidade Federal do Pará, e se formou no ano de 2005. A mesma já atua como docente há mais de 8 anos na E.M.E.F. General Osório, localizada na Av. Gentil Bittencourt, Bairro Centro, nº 1744, nesta cidade de Cametá.
Das disciplinas que a referida professora considera pedagógicas, ela destaca: Prática docente, Estágio supervisionado, Desenvolvimento psicológico da aprendizagem, e Libras. A profissional considera que foi relevante cursar estas disciplinas, uma vez que para a formação de um professor de sua área, não basta apenas aprender as ciências biológicas, químicas e físicas, é necessário aprender métodos para saber lidar com uma turma (como chamar a atenção dos alunos? Como fazê-los se interessar? Como ajudá-los?), tais métodos são o enfoque das disciplinas pedagógicas. Estágio supervisionado, ressaltado pela licenciada, mostrou-lhe a realidade de uma sala de aula, assim como prática docente ensinou-lhe a ser cada vez mais inovador como professor. Tais disciplinas, as pedagógicas, trabalham as relações professor-aluno da melhor forma.
As disciplinas Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem são afirmadas pela profissional Adrielli como aquelas que preparam o professor para a vivência em sala de aula, construindo bases sólidas que irão guia-lo. Assim, dando sequência a mesma ideia, trabalhar o psicológico é essencial, é uma capacitação, é dar capacidade ao docente de resolver problemas e facilitar o aprendizado da turma.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS
DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E APRENDIZAGEM
ROMÁRIO BATISTA VIANA CARDOSO
Atividade II
- A partir da leitura da aula I:
- Destaque e conceitue Behaviorismo, Gestaltismo e Psicanálise.
Behaviorismo ou Comportamentalismo, que surgiu com John Watson nos EUA, contraria os fundamentos de Wilhen Wundt, desprezando a experiência imediata, ou seja, pregando uma nova ciência com a independência do comportamento humano em relação ao sentimentalismo do indivíduo.
O Gestaltismo, também chamada “psicologia da forma”, surgiu no início do século XX na Alemanha, e se opunha aos pensamentos de J. Watson, estudando o homem a partir da experiência imediata, pelo método da fenomenologia. Tal método era estudado pelos fenômenos da percepção, da memória e da afetividade como sendo vivenciados sob a forma de estruturas. Em suma, o gestaltismo se preocupava principalmente com a necessidade das relações dos sujeitos com a natureza da terra e com os valores socioculturais.
No campo da Psicanálise de Sigmund Freud também se estuda as origens de um sujeito, em oposição ao funcionalismo psíquico, afirmando ser o inconsciente o objeto de estudo. Nessa percepção, a subjetividade seria complexa e imcompleta, e também seria imposta ao “eu” como foco.
- Situe a Psicologia Cognitiva de Jean Piaget e a Sócio histórica de Lev Vygotsky.
A Psicologia Cognitiva de Jean Piaget se opõe aos princípios do Comportamentalismo, e foca nas estruturas cognitivas como bases do desenvolvimento infantil, criticando a objetividade científica característica dos funcionalistas.
A Psicologia Sócio histórica de Lev Vygotsky, início do século XX, relaciona o individual e o social na compreensão do psiquismo humano, afirmando que a construção social do conhecimento e a importância dos mecanismos de educação partem dos processos de ensino e de aprendizagem.
- Comente: dinâmicas de grupos e grupo operativo; movimento institucionalista; subjetividade.
Na Dinâmica de Grupo do alemão Kurt Lewin, 1944, o grupo é visto como mais do que a reunião de várias partes, de várias pessoas, dando importância as relações interpessoais; já no método do Grupo Operativo de Pichón Rivière, o grupo só se torna grupo se estiver realizando uma tarefa e nada além disso.
...