Desenvolvimento infantil de 1 a 6 anos
Por: camilaochoa • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 356 Visualizações
DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 1 A 6 ANOS
Para explicar o desenvolvimento infantil de crianças de 1 a 6 anos, começaremos relacionando as fases do desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional e moralque ocorrem durante está etapa. Listamos abaixo de forma simples as p´rincipais mudanças ocorridas:
De 1 a 2 anos:
- Desenvolvimento Físico: O equilíbrio é inicialmente instável, pois os músculos das pernas não estão ainda totalmente fortalecidos, nessa fase que a criança começa a andar, subir, descer e escalar móveis. As crianças já são capazes de segurar objetos sozinhas, chegando até a manipulá-los, passando de uma mão para a outra e transferindo-os de lugar.
- Desenvolvimento Cognitivo: Desenvolvimento da memória, através da repetição das atividades. Mais concentração. Aumento da curiosidade da criança. Começa a transmitir sentimentos ao próximo. A partir dessa fase a criança consegue estabelecer a relação entre um carrinho de brincar e o carro da família. Pode até ocorrer da criança começar a formar frases curtas.
- Desenvolvimento Social: A criança começa a imitar e a copiar o comportamento dos familiares. Alarga o sentimento em relação a si mesmo e ao próximo, como sentimentos de empatia. Começa se relacionar com outras crianças, mas não totalmente pois ainda possui certa dependencia dos pais e tem receio de estar longe deles.
- Desenvolvimento Emocional: Percebe o estado emocional dos que estão a sua volta, principalmente dos pais, mesmo que a criança não esteja entendendo nada que está ocorrendo naquele momento. Nessa fase, a criança está formando a confiança em quem está ao seu redor. Surgem as birras, pois a criança já não quer fazer o que os adultos mandam, pois já começam a descobrir a mudança de humor, e como ainda não entendem como isso funciona ficam chateados com a provação ou desaprovação de um adulto.
- Desenvolvimento Moral: Não presente.
De 2 a 3 anos
- Desenvolvimento físico: A criança aprende a correr e a saltar ao mesmo tempo. Já existe a capacidade de manipular objetos com a mão, como desenhar ou segurar uma colher comer sozinho.
- Desenvolvimento Cognitivo: É a fase do “Porque?”. Exploração física. Produz frases de 3 à 4 palavras. A criança já tem a capacidade de conversar com com adulto utilizando frases curtas e depois do assunto ter encerrado a criança inda continuará falando sobre o assunto por um breve período. Neste curto período ela já descobre que o "eu" se refere a ela. A memória e a concentração da criança começam a agir. Capacidade de sequências numéricas.
- Desenvolvimento Social: A criança ainda tem a mãe como proteção, mas mesmo assim já consegue ficar mais tempo sem a presença materna. Tenta participar dos comportamentos dos adultos, como: lavar a louça, usar a maquiagem da mãe, usar os sapatos do pai.
- Desenvolvimento Emocional: As emoções da criança estão a flor da pele. Variando do prazer à raiva em instantes. A criança precisa aprender a lidar com as emoções e os sentimentos, nessa altura do campeonato é necessário a proximidade dos pais para ajuda-la passar por essa fase. As birras também estarão presente nessa etapa, pois serviram para chamar a atenção dos pais, pois as birras são resultantes das mudanças dos acontecimentos, por exemplo, a incapacidade da criança de se comunicar ou interagir com outras pessoas ou objetos que deseja pegar.
- Desenvolvimento Moral: Não presente.
De 3 a 4 anos
- Desenvolvimento físico: Corre, salta, sobe escada, começa a andar de bicicleta. Experimenta de tudo. Consegue se vestir sozinha. Come sozinha utilizando garfo. Copia figuras geométricas simples. Controla os Esfíncteres, e isto começa acontecer principalmente durante o dia.
- Desenvolvimento Cognitivo: Compreende o que ouve e o que fala e é compreendido pelos adultos. Usa a imaginação (o conhecido faz de conta). Sabe o próprio nome, sexo e idade. Curiosidade e investigação fazem parte da sua vida agora, Começa mexer em tudo.
- Desenvolvimento Social: Sensível aos sentimentos de que a rodeiam. Dificuldade de repartir
...