Disciplina: APS – Atividades Práticas Supervisionadas
Por: Laymarla • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 5.266 Palavras (22 Páginas) • 304 Visualizações
[pic 1]
Acadêmicos:
Felipe Barbosa Pagliuso – RA: N1689B-6
Layane Marla Alves da Cruz – RA: N38479-4
Leticia Vasconcelos Alberti – RA: N38872-2
Luana de Souza Carrega – RA: N48493-4
Vanessa Mayara Dias – RA: N4799B-1
Turma: PS1R28
Disciplina: APS – Atividades Práticas Supervisionadas
Professora responsável: Ana Carla Cividanes Furlan Scarin
[pic 2]
ESTUDO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA - ASPECTOS DESENVOLVIMENTAIS
São José do Rio Preto, São Paulo
2019
Sumário
- Introdução3
- Desenvolvimento teórico 4
2.1 Aspecto físico motor de uma criança de 8 anos 5
2.2 Aspecto Social e Emocional de uma criança de 8 anos 5
3. Situação problema - Reflexão 6
3.1 Desenvolvimento de uma criança de 8 anos 7
3.2 Uma criança de 3 anos, deve dormir com os pais? 8
3.3 A adaptação escolar 10
3.4 A ligação de Romana e sua família, interferência na vida do casal 11
3.5 A fase de aprendizado de uma criança de 8 anos 12
3.6 O desenvolvimento social de uma criança 13
4. Conclusão 14
5. Referências 14
1- INTRODUÇÃO:
O Desenvolvimento é o processo que todo ser humano passa, deste o nascimento até a fase adulta, temos duas formas de desenvolvimento o orgânico (físico) e mental. O desenvolvimento mental é uma construção continua, a atividade mental com o passar do tempo vai se aperfeiçoando e se solidificando, em processos e estágios ao longo da vida.
Existem vário aspectos que, que influenciam o desenvolvimento humano, dentre eles, podemos citar:
Aspecto físico – motor: refere-se ao crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos, e de exercícios do próprio corpo, por exemplo uma criança que leva uma mamadeira até a boca sozinha, por conseguir lidar com os movimentos das mãos.
Aspecto intelectual – refere-se à capacidade de pensamento e raciocínio por exemplo, podemos usar como exemplo uma criança que usa um cabo de vassoura, para puxar algo que esta embaixo de um móvel, ou um jovem que começa a planejar todos os seus gastos a partir de seu salário ou mesada.
Aspecto efetivo-emocional – este é o modo individual de cada individuo de interação emocional, é o sentir. A sexualidade também faz parte desse aspecto, como por exemplo o medo, a vergonha que sentimos, de algo ou alguém, a alegria, o medo por encontrar, algum amigo ou alguém querido.
Aspecto Social – esta maneira, refere-se ao modo de como nos seres humanos reagimos diante das situações que envolvem outras pessoas, seria o nosso modo de interação com a sociedade. Por exemplo um grupo de crianças, podemos observar que algumas buscam se enturmar com outros indivíduos, e algumas já preferem estar sozinhas.
Segundo a teoria do desenvolvimento de Piaget, o autor divide os períodos de desenvolvimento humano, de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere o desenvolvimento global.
O primeiro período, seria o sensório-motor (0 a 2 anos de idade - primeira infância)
O segundo período: pré-operatório (2 a 7 anos – segunda infância)
O terceiro período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos – terceira infância)
O quarto período, seria o de operações formais (11 ou 12 anos em diante – quarta infância.)
Piaget defende a ideia em que cada período especifico, é marcado pelo o que o indivio consegue fazer de melhor em cada faixa etária, todos passamos por essas fases ou períodos de desenvolvimento, nessa sequência, mas o início e termino de cada uma delas, dependem das características biológicas do individuo e de fatores, educacionais e sociais. Portanto, essa divisão em faixas etárias é uma referencia e não uma norma rígida.
Portanto sabemos que existem alguns fatores que influenciam o desenvolvimento humano, como a hereditariedade, seria a carga genética ao qual estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver, a inteligência, pode se desenvolver de acordo com as condições do ambiente em que se encontra, o crescimento orgânico, que é o aspecto físico, a maturação neurofisiológica que é o que torna possível determinado padrão de comportamento, e o meio que seria o conjunto de influencias e estimulações ambientais, onde altera os padrões de comportamento de cada indivíduo.
2- DESENVOLVIMENTO TEÓRICO:
A criança de 8 anos entra no período de operações concretas, que é a idade 7 a 11 ou 12 anos, podemos dizer que é a infância propriamente dita, neste período a criança começa a desapegar do egocentrismo intelectual, que é caracterizado no período anterior (pré-operatório), a criança tende a deixar o comportamento individualismo, o desenvolvimento mental não está mais direcionado, apenas para o próprio “eu”.
Nesta fase, o individualismo mental, é superado pelo inicio da construção lógica, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam, a coordenação de pontos de vistas diferentes. Estes pontos de vistas, podem referir-se a pessoas diferentes ou a própria criança, que “vê” um objeto ou situação com aspectos diferente e, mesmo conflitantes. A criança consegue coordenar essas diferenças de opiniões opostas à delas, e consegue integra-los em seu modo de convívio, de modo logico e racional, usando a coerência para determinadas situações do dia a dia, o respeito e a empatia começam a ser desenvolvidos mentalmente, dando lugar a subjetividade mental do desenvolvimento humano.
...