Do "reflexo De Orientação" à Atenção Voluntária: O Caminho De Humanização Proposto Pela Psicologia História-Cultural
Trabalho Escolar: Do "reflexo De Orientação" à Atenção Voluntária: O Caminho De Humanização Proposto Pela Psicologia História-Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Iziprates • 3/10/2014 • 235 Palavras (1 Páginas) • 514 Visualizações
A teoria da Psicologia Histórico-Cultural foi desenvolvida pelo Psicólogo Vigotski e com A. R. Luria e A. N. Leontiev que ressalta que nos seres-humanos não somos apenas desenvolvidos com os nossos comportamentos instintivos, mas também com a cultura de povos e nações. E que há uma relação entre o inato e o aprendido, o individual e o social.
A personalidade de um individuo, o caráter e o comportamento de um está diretamente ligado aos aspectos do grupo ao qual ele convive. O método de vigotski tenta compreender de que maneira o emprego de signos e instrumentos podem possibilitar o homem de dominar o meio externo e o próprio comportamento.
Para que ocorra uma mudança do interpsicológico para o intrapsicológico é preciso que tenha mediação do meio cultural. A atenção involuntária é quando o individuo é atraído por estímulos fortes, interessantes, coisas novas e é considerado como natural, pois ocorre de forma automática. Por exemplo, quando uma criança identifica e destaca um objeto de outro e o nomeia na sua linguagem própria ela passa a ter um caráter ativo passando do interpsicológico para o intrapsicológico.
A atenção voluntaria o sujeito estabelece determinadas tarefas com o objetivo de cumpri-las. Na escola, por exemplo, é importante que o aluno saiba o conteúdo e a relevância a ser estudado, que o processo de aprendizagem seja interessante, é necessário organizar a percepção do aluno ensinando-o a aprender a perceber o que exige atenção.
...