ESCOLA DA PONTE
Monografias: ESCOLA DA PONTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/3/2015 • 276 Palavras (2 Páginas) • 631 Visualizações
RESULTADOS
O livro “A Escola que eu sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” nos mostra a realidade de uma escola dos sonhos, sem defeitos, onde a palavra-chave é a união. Não há distinção entre professores e alunos, todos são iguais.
Em algumas partes do livro o autor relata a realidade vivida por crianças da Escola da Ponte, um modelo “dos sonhos” bem diferente do modelo tradicional de ensino, onde todos deveriam conhece-la e encantar-se co a realidade que os alunos vivenciam diariamente.
DISCUSSÃO
Ao longo do livro “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” de Rubem Alves se crítica a abordagem tradicional pois nela os alunos são vistos apenas como seres “passivos” onde o professor tinha todo o controle e poder sobre a aula e os alunos só deveriam absorver todo esse conteúdo programático do governo, relatando sua experiência ao conhecer a escola da ponte que é um modelo de abordagem humanista que faz com que o estudante busque sua autonomia e aprenda o que deseja aprender não o imposto pelo professor tendo ele apenas como um facilitador do conhecimento, tendo então uma maneira de ensinar diferente da tradicional.
Conclusão
Chegamos a conclusão de que o livro escrito por Rubem Alves assim como o do “Pinóquio Ás Avessas” critica a abordagem tradicional nos fazendo pensar que esse modelo de aprendizagem que o aluno não participa interagindo com a aula não é o mais adequado. Mas o modelo humanista é visto como algo inovador onde o aluno pode ter um interesse maior em aprender pois ele aprende o que tem curiosidade e assim criando um desejo de aprender sempre coisas novas e buscando por isso.
...