ESTUDO DE ÉTICA E POLÍTICA EM NICOLAU MAQUIAVEL
Por: julianoozzy • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 753 Palavras (4 Páginas) • 754 Visualizações
[pic 1]
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: ÉTICA
PROFESSOR: MARCELO
ACADÊMICO: JULIANO ALVES DE JESUS
MATRÍCULA: 007622 PERÍODO: 6º
TRABALHO DE ÉTICA
João Pinheiro
Outubro/2013
ESTUDO DE ÉTICA E POLÍTICA EM NICOLAU MAQUIAVEL
NICOLAU MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel (1469-1527) era italiano de Florença, um estudioso dos clássicos e um apaixonado pela política, resolveu avaliar os problemas políticos da época seguindo um caminho totalmente novo. Na verdade, o que Maquiavel fez foi estudar a política baseado em fatos, e não em idéias preconcebidas sobre o que seria uma forma de política ideal, sua importância no estudo da política está na forma como realizou a separação entre ética e política.
Com sua renovação em estudos sobre políticas e formas de agir, Maquiavel destruiu pretensões morais e religiosas, preocupava em saber como os homens governavam de fato, quais os limites do uso da violência para conquistar e conservar o poder. Maquiavel viveu toda a sua juventude e idade adulta sob os efeitos da catastrófica política de desagregação da Itália.
Maquiavel desempenhou importantes funções diplomáticas em nome do governo republicano de Florença, organizado pelo frei dominicano Savanorola. Em 1512 o neto de Lourenço de Médici foi reconduzido ao poder, a quem Maquiavel dedicou sua maior obra “ O Príncipe”. Em 1527, após a queda dos Médici, Maquiavel acabou vencido, adoeceu e morreu no mesmo ano.
A LÓGICA DO PODER
Maquiavel estudava meticulosamente a história para extrair dela os exemplos de que necessitava, o que levou a assumir uma postura teórica diferente, mais voltada para o real e para a ação eficaz. A boa ação política consistirá naquela que consegue atingir, não importa como, os resultado almejados na busca do bem comum, implicando no abandono da ética cristã e a separação entre a moral pública e moral privada.
A virtude maquiavélica se mostrará na ação contundente e oportunista, que revela a prudência do observador atento. Na realidade, Maquiavel observava os políticos e suas maneiras, tornado-se um analista do poder, fazendo a distinção entre o que um homem era e aquilo que deveria ser.
LUTA INEVITÁVEL ENTRE OPOSTOS
O pensamento de Maquiavel ressalta o aspecto agonístico da realidade: luta, discórdia, confronto são princípios sempre presentes na reflexão maquiavélica. Para Maquiavel, o conflito é inerente a toda atividade humana e faz elogio do conflito quando considera as divergências não apenas inevitáveis mas também desejáveis, declara que as forças antagônicas deve ser sempre de equilíbrio tenso, para impedir tanto a “arrogância do rico” como a “licenciosidade do povo”.
A política se faz com base em interesses divergentes, o poder político não se fundamenta como antes se defendia, não tem causa externa. É a própria sociedade que funda o poder político. Não existem verdades absolutas, não há uma agir correto imóvel, imutável, permanente. Fazer política será consequentemente compreender o sistema de forças existentes e calcular a alteração de equilíbrio provocada pela ação de cada um nesse sistema.
...