TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO ASSIMILAÇÃO-FIXAÇÃO CUIDADOS PALIATIVOS

Por:   •  31/5/2020  •  Exam  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 14

EXERCÍCIO ASSIMILAÇÃO-FIXAÇÃO

1. O termo Cuidados Paliativos, já utilizados no Canadá, passou a ser adotado pela OMS devido à dificuldade de tradução adequada do termo Hospice em alguns idiomas. Portanto sobre os cuidados paliativos podemos afirmar que:

I. Nos cuidados paliativos existem muitas diferenças entre os cuidados de crianças e dos idosos. Pois, o controle da dor, de outros sintomas e de problemas psicossociais e espirituais embora não tenha tanta importância uma vez que o individuo já está em seus últimos momentos.

II. Os pacientes “fora de possibilidade de cura” acumulam-se nos hospitais, recebendo invariavelmente assistência inadequada, quase sempre focada na tentativa de cura, utilizando métodos invasivos e de alta tecnologia.

III. Os Cuidados Paliativos despontam como uma alternativa, para preencher esta lacuna nos cuidados ativos aos pacientes.

IV. No entanto, apesar dos esforços dos pesquisadores e do conhecimento acumulado, a morte continua sendo uma certeza, ameaçando o ideal de cura e preservação da vida, para o qual nós, profissionais da saúde, somos treinados.

(A) I e II estão corretas

(B) I e IV estão corretas

(C) I e III estão corretas

(D) I II e III estão corretas

(E) II III e IV estão corretas

2. Em 1990, a Organização Mundial de Saúde publicou sua primeira definição de Cuidados Paliativos: “cuidado ativo e total para pacientes cuja doença não é responsiva a tratamento de cura”. O controle da dor, de outros sintomas e de problemas psicossociais e espirituais.

Sobre cuidado paliativo, analise as assertivas abaixo:

I – São princípios dos cuidados paliativos: promover o alívio da dor e de qualquer outro sintoma desagradável; afirmar a vida e considerar a morte como processo normal da vida; não acelerar nem adiar a morte; integrar aspectos psicológicos e espirituais no cuidado com o paciente.

II – A Escala de PPS tem sido usada na tomada de decisões em Cuidados Paliativos e parece ter algum valor prognóstico, quando associada a outros sintomas, como edema, delirium, dispneia e baixa ingesta alimentar. A construção de um gráfico diário a partir dos registros da PPS tem ajudado na compreensão da evolução da doença em pacientes internados.

III – Ao comunicar uma notícia difícil, é importante que o profissional mostre atenção, empatia e carinho. A expressão facial, o contato visual, a distância adequada e o toque em mãos, braços ou ombros ajudam a demonstrar empatia e oferecer apoio e conforto.

Está CORRETO o que se afirma em

(A) I apenas

(B) II, apenas.

(C) III, apenas

(D) I e III, apenas.

(E) I, II e III.

3. Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares. Pessoas que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, inserida no programa através da prevenção e alívio do sofrimento, o qual requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual. Sendo assim, podemos afirmar

I. Os pacientes “fora de possibilidade de cura” acumulam-se nos hospitais, recebendo invariavelmente assistência inadequada, quase sempre focada na tentativa de cura, utilizando métodos simplificados e de alta tecnologia tornando o processo de hospitalização menos dolorido.

II. O objetivo do Cuidado Paliativo é proporcionar a melhor qualidade de vida possível para pacientes e familiares. Esta definição foi revisada em 2002 e substituída pela atual.

III. Nos cuidados paliativos existem muitas diferenças entre os cuidados de crianças e dos idosos. Pois, o controle da dor, de outros sintomas e de problemas psicossociais e espirituais embora não tenha tanta importância uma vez que o individuo já está em seus últimos momentos.

IV. Cuidado ativo e total para pacientes cuja doença não é responsiva a tratamento de cura. O controle da dor, de outros sintomas e de problemas psicossociais e espirituais é primordial. Responda consecutivamente.

A. I e II estão corretas

B. I e III estão corretas

C. I e IV estão corretas

D. II e IV estão corretas

E. III e IV estão corretas

4. Prolongamento do estado grave do paciente sem prognóstico satisfatório e a todo custo, causando morte prolongada e acompanhada de sofrimento, associando-se à ideia da manutenção da vida através de processos terapêuticos desproporcionais.

A partir do excerto, pode-se concluir CORRETAMENTE que o adiamento da morte através tratamentos extraordinários refere-se a:

(A) Tanásia.

(B) Distanasia.

(C) Eutanasia

(D) Mistanasia

(E) Ortotanasia

5. O termo Cuidados Paliativos, já utilizados no Canadá, passou a ser adotado pela OMS devido à dificuldade de tradução adequada do termo Hospice em alguns idiomas. De acordo com o texto: Breve história dos cuidados paliativos: Na definição da Organização Mundial de Saúde – OMS, revista em 2002, “Cuidado Paliativo” refere-se a

(A) Uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento.

(B) Uma série de cuidados ativos utilizados somente na área de enfermagem dentro dos hospitais com crianças e adultos com doenças acamadas em UTI.

(C) Uma série de cuidados que compreendem uma assistência voltada somente para pessoas com necessidades especiais sem a possibilidade de cura.

(D) Uma série de cuidados voltados somente para crianças que sem possibilidades de cura nos hospitais.

(E) Uma abordagem inclui a espiritualidade dentre as dimensões do ser humano e visa os cuidados superficiais.

6. Segundo Siqueira “a ética médica tradicional concebida no modelo hipocrático tem um forte acento paternalista”. Somente na década de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com