Estágios do Desenvolvimento segundo a teoria de Henri Wallon
Por: beatriz.mermaid • 1/5/2018 • Resenha • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 3.552 Visualizações
Universidade Paulista
Nome e RA
Estágios do desenvolvimento segundo a teoria de Henri Wallon
Jundiaí
Novembro/2017
Universidade Paulista
Nome e RA
Nome e RA
Psicologia Sócio-Interacionista
Estágios do desenolvimento segundo a teoria de Henri Wallon
Trabalho Elaborado como parte da nota da disciplina de Psicologia Sócio-Interacionista, do curso PD4A44. Sob orientação da professora Rita Sampaio.
Jundiaí
Novembro/2017
Introdução
Sumário
Introdução........................................................................................... 4
Fases do desenvolvimento................................................................ 5
Estágio Impulsivo Emocional (0 a 1 ano).............................................. 5
Análise figura 1..................................................................................... 6
Estágio sensório-motor e Projetivo (1 a 3 anos)................................... 6
Análise figura 2..................................................................................... 7
Estágio do Personalismo (3 a 6 anos).................................................. 7
Análise figura 3..................................................................................... 8
Estágio Categorial (6 a 11 anos).......................................................... 8
Análise da Charge................................................................................ 9
Estágio da Puberdade e da Adolescência ........................................... 9
Análise do Poema................................................................................. 10
Conclusão........................................................................................... 11
Referências Bibliográficas................................................................ 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo conhecer a teoria de Wallon sobre os estágios do desenvolvimento e suas fases, seus conceitos e suas idéias. Assim como também, fazer comparações utilizando outros meios e objetos para obter um olhar mais amplo sobre sua perspectiva, afim de buscar o verdadeiro entendimento e esclarecimento sobre o assunto.
Fases do Desenvolvimento
Estágio Impulsivo Emocional (0 a 1 ano)
Segundo Wallon, esse estágio possui 2 fases: Impulsiva (0 a 3 meses) e Emocional (3 a 12 meses). No primeiro momento a criança explora o seu próprio corpo, e suas sensibilidades. Há a predominância de movimentos desordenados, enrijecidos e bruscos, onde a criança vai selecionar aqueles movimentos que a aproximam do outro, chamando a atenção para que cuidem de suas necessidades, expressando o seu bem-estar ou mal-estar. E no segundo momento, já haverá uma distinção de formas emocionais, como a alegria, o medo, a dor, entre outros. Nessa fase já acontece a diferenciação das formas de se comunicar através do corpo. Vejamos a imagem a seguir:
[pic 1]
[pic 2]
Análise Figura 1
Esta imagem foi escolhida devido a perfeita ilustração dessa fase, pois nela podemos observar alguns aspectos sobre o comportamento do bebê, ele faz barulhos com a boca, bate uma mão na outra, faz esforços com o corpo e tem um momento de interação com o pai. Através do que ja foi visto e lido, podemos constatar que essa fase tem uma tendência global, que toda criança irá seguir independente de sua cultura, ela está atrelada a sua gênese.
Estágio Sensório-Motor e Projetivo (1 a 3 anos)
Nessa fase, a criança explora mais o espaço físico, mas atividades de andar, manipular, agarrar, segurar, sentar, etc. Começa então o processo da fala junto de alguns gestos, a criança já consegue distinguir um objeto do outro, a partir daí ela tem mais noção do espaço e das coisas, e não mais só sobre si. Lembrando que essa fase já prepara a criança para a próxima. Veja:
[pic 3] [pic 4]
Análise Figura 2
Assim como a primeira imagem, a segunda foi escolhida pelo motivo da ilustração mostrar explícitamente e detalhadamente, como a criança irá se comportar durante essa fase, mostra as melhoras relativas em que há em sua motricidade, em como ela se expressa, no seu cognitivo e afetivo.
Estágio do Personalismo (3 a 6 anos)
Neste estágio a principal tarefa é a de se discernir do outro, é nesse momento em que a criança começa a reconhecer a si mesma, através de atividades de imitação, de oposição e sedução. Nessa fase em que a mesma entende e o usa frequentemente palavras que definem esse momento, como meu, eu, não etc. Veja:
[pic 5][pic 6]
Análise Figura 3
Através dessa imagem, podemos comparar o momento do estágio do Personalismo, pois essa é a fase onde a criança é mais egocêntrica, a partír do ponto em que ela diferencia o seu eu do outro, ela tende a ter uma visão de um mundo em que só gira em torno dela, por esse motivo a dificuldade de dividir um brinquedo, por exemplo.
Estágio Categorial (6 a 11)
Nessa fase, após obter uma distinção nítida entre o eu e o outro, a criança já está ápta para a exploração mental do mundo físico, capaz já de realizar atividades como agrupamentos, seriação e classificação e categorização. A criança compara os objetos, suas semelhanças e diferenças, organiza o mundo físico em diferentes categorias, que possiblita um maior entendimento e construção de si mesma. Nessa fase, a criança consegue pensar com antecedência na sequência necessária para determinada situação e seus gestos são muito mais precisos do que os da fase anterior. É nesse estágio que se dá uma nova estrutura mental. Veja:
...