Evolução da infância no Brasil do anonimato ao consumismo
Por: chikorit4 • 25/7/2016 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 549 Visualizações
Evolução da infância no Brasil do anonimato ao consumismo
Todos sabemos que a infância é uma parte muito importante na vida de um ser humano. É nela que desenvolvemos o nosso corpo, psicológico, e criamos as bases para a formação da personalidade, mas nem sempre foi assim.
O texto "Evolução da infância no Brasil do anonimato ao consumismo" produzido por Michelle Torres Lage; Marco André Cernev Rosa conta com dezenas de citações, textos, poema, e mostra através de estudos e histórias como foi a evolução da infância desde 1500, quando crianças eram vistas como animais, mão de obra e força de trabalho, até os dias atuais, que são vistas como consumidoras em potencial. Entre os séculos XVI e XVIII as crianças de civilizações mais evoluídas foram vistas como adultos em miniatura, trabalhavam duro, sofriam abusos, e viviam em condições precárias, diferentemente de como eram tratadas as crianças em tribos indígenas, com toda uma cultura e espontaneidade própria, até a chegada de seus colonizadores. Muito mudou com o passar de 500 anos, grandes transformações e adaptações na cultura dos povos indígenas, escravos, novas leis, e no texto é contado detalhadamente como foi essa evolução e mudança.
Somente em 1927 foi promulgado o código de menores que encaminhava jovens abandonados menores de 18 anos para instituições disciplinares. A partir então de 1964 durante o primeiro governo militar novas leis foram aparecendo e fundações para assegurar a proteção, correção e integração dos jovens.
Com o jovem inserido na sociedade a infância passa a ser vista com outros olhos e tratamentos e acabam sem perceber criando um consumidor e manipulador em potencial, saindo do anonimato e entrando na vida de seus pais para opinar, e diretamente influenciar em suas decisões.
Aluno : Paulo Vitor
Curso : Ciências da Natureza (ABI 1º Período)
...