Explique as Eelações Entre Psicologia e Biologia.
Por: pedrocha • 8/12/2020 • Abstract • 570 Palavras (3 Páginas) • 739 Visualizações
1- Explique as relações entre Psicologia e Biologia.
A relação entre a biologia e a psicologia é que utiliza-se dos princípios da biologia para o estudo fisiológico, genético, e dos mecanismos do desenvolvimento que afetam o comportamento dos seres humanos e de outros animais.
2- Explique o modelo criado por Luria envolvendo as relações entre cérebro e dimensão social.
Para Luria, a função cerebral não pode ser entendida como a função de uma área em particular. A função passa a ser entendida como um sistema funcional completo e complexo, sem reduzir uma atividade cognitiva complexa a uma ou poucos agrupamentos neuronais específicos. Também agora a localização perde o sentido se estiver limitada a busca áreas específicas para funções específicas. O objetivo da localização para Luria é determinar quais as regiões do cérebro estão trabalhando conjuntamente para construir uma atividade mental complexa e qual é a contribuição de cada uma destas áreas ao sistema funcional completo.
3- Explique sucintamente as funções psicológicas superiores e suas relações neuropsicológicas: atenção, linguagem, pensamento, memória e motivação
A neuropsicologia investiga o papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividade mental. A linguagem, amplia o universo cognitivo e estimula funções cerebrais voltadas à organização do pensamento. O pensamento está associado a linguagem e condição de humanização. A memória não é apenas a captura do estímulo, e sim o processamento dele. E a motivação refere-se ao objetivo, intensidade no esforço e direção.
4- Explique sucintamente as teorias do desenvolvimento e aprendizagem abaixo:
- Teoria Maturacional: (Gesell)
Para Gesell o desenvolvimento é um desdobramento natural de um plano biológico, em que a experiência não interessa. No qual, Gesell incentiva os pais a deixarem as crianças desenvolverem-se sozinhas, sem ajuda. Pois acredita que sem ajuda dos adultos, comportamentos como falar, brincar e raciocinar surgiram com a naturalidade de idade.
- Teoria Comportamental: (Skinner, Bandura)
Skinner defendia um sistema empírico (conhecimento derivado de experiências cotidianas, que provém de tentativas, erros e acertos) sem estrutura teórica para a condução de uma pesquisa. Ele aceitava a existência das condições fisiológicas internas ou mentais, apenas não concordava a sua validade no estudo científico do comportamento. Já para Bandura, a aprendizagem é revisitada em exclusividade, enquanto base conceptual do método de aprendizagem da formação de habilidades de conversação, definindo que o desenvolvimento e funcionamento da pessoa decorrem da relação recíproca entre estímulos internos, os estímulos externos, e o comportamento. A aprendizagem pela observação é assim governada por quatro processos interdependentes: a atenção, a memorização, o comportamento, e a motivação.
- Teorias Psicogenéticas (Piaget, Vygotsky)
A teoria de Piaget apresenta uma concepção bastante peculiar de desenvolvimento, ao considerá-lo um processo de organização
...