Fernando Becker
Ensaios: Fernando Becker. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristinamariana0 • 20/10/2014 • 786 Palavras (4 Páginas) • 365 Visualizações
O autor conta a história de Felipe um menino inteligente e curioso pelas coisas da vida, seu maior sonho é ser um cuidador de pássaros quando crescer, pois ele gostava muito de pássaros. Seus pais lhe contam a história de do Pinóquio explicando que é na escola que ele terá todas as suas perguntas respondidas e que não frequentar a escola ficara burro igual Pinóquio.
Ao entrar na escola o garoto percebe que não é bem assim na escola crianças entra para ser moldadas para a sociedade, existem um cronograma a ser seguido para que as crianças aprendam a passar no vestibular e no futuro conseguir um bom emprego.
Com o passar do tempo Felipe percebeu que não poderia ser um cuidador de pássaros, pois isso não era uma profissão e não ganharia dinheiro com isso. Mas como gostava muito ele ficou nessa área optando pelas aves e então foi para universidade e se formou em “Especialista em linguiça de frangos” e ganhava muito dinheiro com isso.
Mas não conseguiu atingir a felicidade insatisfeita ele procura um psicanalista para entender um sonho que sempre o deixava triste, sendo um profissional frustrado que ao passar dos anos tendo já os seus cabelos grisalhos volta a ser o menino que u dia fora e assim reencontra a felicidade.
Fazendo as reflexões sobre os conteúdos estudados em sala de aula, foi possível compreender as seguintes informações:
A abordagem comportamental pode ser encontrada nas descobertas que o indivíduo faz , a como na primeira fase do livro quando Felipe começa a fazer perguntas e suas curiosidades aumentando, seus pais acabam ficando de mãos atadas sem saberem responder ao filho, com isso percebemos que os pais do menino sofrem um tipo de pressão da sociedade, tendo que seguir tudo o que lhe é oferecido sem questionar. Sendo assim, eles dizem a Felipe que para ser “alguém de verdade “ele tem que ir pra escola, tirar boas notas e conseguir um diploma, para ser visto com bons olhos pela a sociedade.
No caso da abordagem tradicional ela é vista quando Felipe entra na escola cheio de questionamentos e curiosidades para ser respondias. Porem toda a esperança que ele cria é frustrada pois percebe que na escola as coisas não funcionam como ele pensava. Quando Felipe faz uma pergunta que não fazia parte daquela aula, a professora diz que não pode ser respondida, pois deve se seguir o “sistema”, com isso Felipe pergunta a professora sobre este “sistema” que deve ser seguido sem ao menos saber o porquê. O autor nos mostra no livro que a educação tradicional é aonde o aluno é apenas o “ouvinte” que não pode questionar somente ouvir e aceitar. Com todos os questionamentos de Felipe, ele acaba sendo encaminhado para o psicólogo pois é considerado uma criança “anormal” por se interessar por outras coisas e não pelo o sistema que lhe é passado. Essa realidade foi aplicada durante muito tempo nas escolas e com isso as crianças acabam se tornando adultos frustrados por não terem tido suas próprias descobertas.
Por último ao lembrarmos da abordagem humanista o livro nos mostra que muitas vezes somos moldados a seguir um padrão de vida, Felipe uma criança inteligente e curiosa é fortemente influenciado pelos seus pais, que ele só vai ser um adulto realizado se ele frequentar a escola, tirar as melhores
...