Fichamento - ENTREVISTA CLINICA Psicodiagnóstico V
Por: vanessarosa83 • 26/3/2021 • Resenha • 521 Palavras (3 Páginas) • 1.492 Visualizações
fichamento - ENTREVISTA CLINICA Piscodiagnostico V
Fichamento
REFERÊNCIA DA LEITURA: TAVARES, Marcelo. A Entrevista Clínica. In: CUNHA, Jurema Alcides [et al.]. Psicodiagnóstico- V- 5. ed. rev. e ampla. - Porto Alegre: Artmed, 2007
PSICODIAGNÓSTICO-V: CAP. 5 – Entrevista Clínica
O autor apresenta neste capítulo as definições e os tipos de entrevistas clínicas, quais os objetivos de cada um deles.
[...] a entrevista Clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigida por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos como objeto de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos[...] em um processo que visa a fazer recomendações encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção e, benefício das pessoas entrevistadas. (pg45)
Também trata que além da importância das competências, responsabilidade e ética do avaliador para esse processo também é de igual importância que o avaliador esteja bem e seja capas de isolar perturbações que estejam fora do contexto desse entrevistado, pois está em uma posição de vantagem sobre o entrevistado e há poder de influência nesse momento de fragilidade desse paciente além disso nesse processo deve estar bem claro que a responsabilidade para que o sucesso e eficácia da entrevista seja garantida não é só do entrevistador, mas também da pessoa entrevistada que deve fornecer as informações necessária para esse processo.
Quanto ao aspecto formal, as entrevistas podem ser divididas em estruturadas, semiestruturadas e livre estruturação. Entrevista estruturadas são mais frequentemente em pesquisas e sua utilização é realmente considerada as necessidades ou demandas do sujeito avaliado.
[...] concluímos que todos os tipos de entrevista têm alguma foram de estruturação na medida em que a atividade do entrevistador direciona e entrevista no sentido de alcançar seus objetivos. (pg. 46)
A utilidade das entrevistas clínicas depende do espaço que o procedimento deixa para as manifestações individuais e requer habilidades e conhecimentos específicos que permitam ao entrevistador conduzir adequadamente processo. Essa especificidade clínica favorece os procedimentos semiestruturados e de livre estruturação. A entrevista semiestruturada são de grande utilidade em settings onde é necessário ou desejável a padronização de procedimentos e registros de dados, como nas clínicas sociais, na saúde pública, na psicologia hospitalar e em outas áreas.
A execução é facilitada pelas habilidades interpessoais do entrevistador, este deve ser capaz de:
- Estar presente e disponível
- Ajudar o paciente a se sentir à vontade
- Facilitar expressões de motivos
- Buscar esclarecimentos para colocações vagas ou incompletas
- Gentilmente, confrontar esquivas e contradições
- Tolerar a ansiedade relacionada aos temas evocados na entrevista
- Reconhecer defesas
- Compreender processos de transferências
- Assumir a iniciativa em momentos de impasses
- Dominar as técnicas que utiliza
...