Fichamento:O treinamento em Habilidades Sociais
Por: Larissa Brito Mendonça • 19/4/2018 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 554 Visualizações
FICHAMENTO: O treinamento em Habilidades Sociais.
BREVE HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS
O treinamento de habilidades sociais é uma das técnicas mais utilizadas dentro da comportamental da atualidade.
Maior difusão na década de 70, mas suas bases foram estabelecidas nos anos 60 e 70. E em 80 começa a ser difundida em várias áreas da psicologia.
Os grandes expoentes dos princípios do treinamento de habilidades sociais foram Salter(1949) com suas 6 técnicas para aumentar a expressividade do indivíduo; Wolpe (1958) com a primeira citação de comportamento assertivo em textos e em conseqüência a colocar por bastante esse comportamento como defesas de direitos e expressão de sentimentos negativos. Lazzarus(1966) e Wolpe incluíram o treinamento assertivo na clinica. E ainda deram um impulso a pesquisa sobre esse comportamento. Outros autores desenvolveram pesquisas sistemáticas sobre o assunto e desenvolveram treinamentos a fim de aliviar déficits em habilidades sociais. Zigler e Philips (1960, 1961) se investigaram adultos institucionalizados e chegaram a conclusão que quanto maior a habilidade social menor o tempo de hospitalização e menor a taxa de recaída.
Temos também expoentes na Inglaterra. Argyle e Kendon (1969) que afirmavam “uma habilidade pode ser definida como uma atividade organizada e coordenada em relação a um objeto ou a uma situação que implica numa cadeia de mecanismos sensoriais, centrais e motores.
DEFINIÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS
A respeito da definição, não se tem um consenso pronto do que a ser habilidades sócias. Segundo Meichebaum, Butler e Grudson (1981), é impossivel desenvolver uma definição consistente de habilidade social, visto que depende parcialmente do contexto mutável. O que pode-se dizer então é que as habilidades sócias precisa ser determinada dentro de um marco cultural, e os padrões de comunicação se modificam de cultura para cultura e dentro da própria cultura que dependem de fatores como idade, sexo, classe social e educação.
Ainda assim, para alguns autores o comportamento socialmente habilidoso deve ser verificado em sua efetividade e não em sua topografia, isso leva em consideração as várias formas em várias situações que determinadas pessoas possam se comportar que não necessariamente iguais e que são efetivas.
Lineham destaca três tipos de conseqüências básicas:
- Eficácia no objetivo
- Eficácia na relação
- Eficácia no auto-respeito
A conclusão que se chega é que comportamentos socialmente habilidosos tragam mais reforço positivo que punição. Desta forma, é um conjunto de comportamentos emitidos em contexto interpessoal que expressa sentimentos atitudes, desejos ou opiniões de forma adequada e que respeite os demais podendo minimizar problemas e/ou resolvê-los.
CLASSE DE RESPOSTAS
A capacidade de respostas tem de ser adquiridas e o conjunto de capacidades específicas precisa ser identificável.
Componentes das habilidades sociais:
- Iniciar e manter conversações
- Falar em público
- Expressões de amor e afeto
- Defesa dos próprios direitos
- Pedido de favores
- Recusar pedidos
- Fazer obrigações
- Aceitar elogios
- Expressão de opiniões pessoais, inclusive discordante
- Expressão justificada de desagrado, enfado ou incômodo
- Desculpar-se ou admitir ignorância
- Pedido de mudança no comportamento de outro
- Enfrentar críticas
Esses componentes podem ocorrer com pessoas especificas e lugares determinados.
O TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS
É definido por desenvolver e ensinar estratégias e habilidades interpessoais na clinica, para uso competente em situações críticas da vida.
São 4 elementos que devem se desenvolver nos treinamentos:
- Treinamentos em habilidades
- Redução da ansiedade
- Reestruturação cognitiva
- Treinamento em soluções de problemas
Ainda temos 4 etapas pelas quais devem ser passadas durante o treinamento:
...