Filme a Escola de Rock
Por: palmeiras2017 • 15/11/2018 • Projeto de pesquisa • 948 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
No filme a escola de rock, nota-se que muitas cenas se relacionam com as teorias formuladas por Wallon. A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, ou seja, "o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar". O desenvolvimento da criança aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral, o ritmo no qual se sucedem as etapas do desenvolvimento é descontínuo, marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas, provocando em cada etapa profundas mudanças nas anteriores. Nesse sentido, a passagem dos estágios de desenvolvimento não se dá linearmente, por ampliação, mas por reformulação, instalando-se no momento da passagem de uma etapa a outra, crises que afetam a conduta da criança.Conflitos se instalam nesse processo e são de origem exógena quando resultantes dos desencontros entre as ações da criança e o ambiente exterior, estruturado pelos adultos e pela cultura e endógenos e quando gerados pelos efeitos da maturação nervosa.
Na sucessão de estágios há uma alternância entre as formas de atividades e de interesses da criança, denominada de "alternância funcional", onde cada fase predominante (de dominância, afetividade, cognição), incorpora as conquistas realizadas pela outra fase, construindo-se reciprocamente, num permanente processo de integração e diferenciação.Wallon enfatiza o papel da emoção no desenvolvimento humano, pois, todo o contato que a criança estabelece com as pessoas que cuidam dela desde o nascimento, são feitos de emoções e não apenas cognições. Baseou suas ideias em quatro elementos básicos que estão todo o tempo em comunicação: afetividade, emoções, movimento e formação do eu.
Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil; afetivo, motor e cognitivo. Para ele o estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como “geneticamente social” e estudar a criança contextualizada, nas relações com o meio. Para ele a atividade do homem é inconcebível sem o meio social, sendo assim, Wallon concebe o homem como sendo genética e organicamente social e a sua existência se realiza entre as exigências da sociedade e as do organismo, e diz que só podemos entender as atitudes da criança se entendermos a trama do ambiente no qual está inserida.
No começo do filme, há uma cena em que as crianças vão para aula de música clássica, e nota-se que ambos os alunos não tem espaço para expor seus sentimentos, eram obrigados a aprender música clássica, sem ter um espaço adequado para que cada um pudessem se movimentar, sem poder mostrar a exuberância de seus movimentos, de expressar suas emoções. Em um segundo momento, aparece o professor, guitarrista, incentivando seus alunos, dizendo o quão especiais são, fazendo-os acreditarem no seu potencial. Quando os alunos pensam em desistir, e acreditam que não são bons o suficiente, o professor sempre procura mostrar a qualidade individual de cada indivíduo afim que não desistam e continuam lutando para serem o que é; e para Wallon, este ato enfatiza o papel da emoção no desenvolvimento humano, pois, todo o contato que a criança estabelece com as pessoas que cuidam delas são feitos de emoções e não apenas cognições.
Em outra cena, Tomika se sente insegura e pensa em desistir, por medo do que os outros possam achar dela, por se sentir acima do peso e acreditar que as pessoas a olharão diferente por isso, e novamente o professor demostra afeto, dizendo que ela tem o que todos gostariam ter, talento, e além da parte afetiva, entra a parte genética, uma vez que o dom nasceu com ela, e está sendo moldado pelo convívio social. Wallon também destaca o pensamento discursivo expresso pela fala e organizado pela linguagem como podemos ver na cena em que o professor guitarrista discute as músicas, como cada um entra na melodia, qual letra seria melhor para cantar no dia da apresentação da banda, onde não só o professor coloca suas opiniões mas também a de seus alunos.
...