HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Pesquisas Acadêmicas: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lisania • 8/5/2014 • 985 Palavras (4 Páginas) • 650 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ – UNIC
CAMPUS RONDONÓPOLIS
TRABALHO
HISTÓRIA DA
PSICOLOGIA
PROFESSOR: ALISSON FERNANDES
ALUNA: LISÂNIA A. LESSA
I SEMESTRE
Perguntas de História da Psicologia.
1) QUAL O VERDADEIRO MARCO DE RENÉ DESCARTE PARA A PSICOLOGIA E DE QUE PERÍODO DA ÉPOCA ESTAMOS FALANDO?
Estamos falando da época dos primórdios da Ciência Moderna (1596-1650) e da Psicologia Pré-Científica. O mais importante trabalho de Descartes em favor do progresso da psicologia foi sua tentativa de resolver o problema mente-corpo, objeto de controvérsia durante séculos. Ele buscava trazer conhecimentos científicos a questões práticas, por meio da introdução de uma abordagem do problema mente-corpo, dando enfoque a dualidade física/psicológica. Ele contribuiu diretamente para a história da psicologia moderna. Mais do que ninguém, ele libertou a pesquisa dos rígidos dogmas teológicos e tradicionais que já duravam séculos. Descartes simbolizou a transição da Renascença para a moderna era científica. Muitos acreditam que, com isso, ele inaugurou a psicologia moderna.
2) EXPLIQUE O PROBLEMA RESOLVIDO POR RENÉ DESCARTE E COMO ISSO CONTRIBUIU PARA O CAMPO DE PESQUISA.
René Descartes resolveu o problema mente-corpo, no que diz respeito a distinção entre as qualidades mentais e físicas. Sendo assim a relação entre mente-corpo deixa de ser unilateral e passa a ser mútua. As funções que dantes, eram atribuídas à mente passam a ser funções ligadas ao corpo. Descartes acreditava que a mente tinha apenas a função do pensamento e que as sensações eram resultantes do corpo.
Desse modo caiu o conceito teológico da alma e entrou em vigor o conceito científico da mente e a análise metafísica subjetiva passou a ser experimentação objetiva. Assim sendo nasceram as teorias, Undulatio reflexa - movimento comandado sem consciência, e a teoria do ato de reflexo - Behaviorista. Em suma pode-se dizer que a obra de Descartes serviu de catalisador para muitas tendências que mais tarde tiveram destaque na psicologia.
3) EXPLIQUE SOBRE:
IDEIAS INATAS
IDEIAS DERIVADAS.
IDEIAS INATAS Não são produzidas por objetos do mundo exterior que entram em contato com os sentidos, elas se desenvolvem a partir apenas da mente ou consciência. A existência potencial de ideias inatas não depende de experiências sensoriais, embora possam ser concretizadas ou manifestadas na presença de experiências apropriadas. Algumas das ideias inatas identificadas por Descartes são o eu, Deus, os axiomas geométricos, a perfeição e o infinito.
IDEIAS DERIVADAS São produzidas pela aplicação direta de um estímulo externo, como o som de um sino ou a visão de uma árvore. Assim, as ideias derivadas são produto das experiências sensoriais.
4) EXPLIQUE O PERÍODO QUE AUGUSTE COMTE ESTAVA E QUAIS DESSES TRÊS FOI O MAIS EFICIENTE E PORQUÊ.
O pensamento filosófico europeu estava impregnado por um novo espírito: o positivismo. O termo e a concepção são de Auguste Comte que decidiu limitar seu trabalho a fatos inquestionáveis, aqueles que tinham sido determinados através dos métodos da ciência.
As bases filosóficas dessas dessa Nova Psicologia são: Positivismo, Materialismo e Empirismo. Assim, Positivismo se refere a um sistema baseado exclusivamente em fatos objetivamente observáveis e indiscutíveis. Tudo o que tiver natureza especulativa, inferencial ou metafísica é rejeitado como ilusório, ou seja, combate qualquer tipo de especulação filosófica, reconhece apenas fenômenos naturais.
O Materialismo se foca na existência da matéria. Embasa-se na lei da física, no que é palpável. No entanto dentre essas três orientações filosóficas, coube ao empirismo o principal papel na configuração das primeiras etapas do desenvolvimento da nova ciência psicológica. O empirismo estava voltado para o desenvolvimento
...